Profissionais da saúde de Aracruz são qualificados em Curso de Especialização em Atenção Primária

Publicado em: 19 de maio de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Profissionais da saúde de Aracruz são qualificados em Curso de Especialização em Atenção Primária

Profissionais da saúde da Prefeitura de Aracruz estão sendo qualificados através do Curso de Especialização em Atenção Primária à Saúde (APS) promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) desde o dia 27 de março. Aproximadamente 32 profissionais já estão se qualificando nas 44 vagas disponíveis para o município. As aulas estão acontecendo na Faculdade Pitágoras – Campus Linhares, uma das instituições credenciadas que saiu na frente, inaugurando um novo tempo na saúde do estado. As aulas são ministradas de modo descentralizado e sob a coordenação pedagógica da Sesa, nas sete instituições de ensino superior credenciadas.

Dentre os 107 matriculados para curso de Especialização em APS no Campus da Faculdade Pitágoras há médicos, odontólogos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, advogados, pedagogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais que atuam na APS. Para a secretária de saúde de Aracruz, Juliana Soneghet Baiôco, a reunião destes profissionais pretende introduzir e incentivar o trabalho em equipes inter, multi e transdisciplinares. “A metodologia baseada no levantamento das necessidades dos municípios, discutindo os problemas e trabalhando soluções com a pluralidade de conhecimentos destes profissionais, pretende iniciar um novo momento na busca de uma saúde de qualidade promovendo uma revolução no primeiro atendimento ao cidadão do Espírito Santo”.

De acordo com Soneghet, muitos cursos de capacitação foram dados aos profissionais que atuam no SUS ao longo dos anos passados. “A proposta de oferecer Especialização é capacitar o profissional e agregar valorização ao indivíduo e ao município que envia seus prestadores para capacitação. O projeto do Estado num segundo momento é oferecer o Mestrado e também Doutorado aos profissionais que atuam na rede SUS. Levantar as necessidades, implica em um olhar diferenciado, preocupado em observar, colher dados, analisá-los, interpretá-los, com o objetivo de melhorar o serviço - um olhar voltado para a pesquisa na prática do atendimento”, disse.

Ainda segundo Soneghet, a Sesa viabilizará aos municípios novas unidades de saúde e um kit com materiais médicos e computador para cada equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Estado. “Este ano vamos organizar definitivamente a base do nosso sistema de saúde. Saúde não dá pra fazer mais ou menos”. Para ela, a iniciativa do Curso se aproxima aos sistemas de saúde mais maduros do mundo. “O Espírito Santo está dando um passo pioneiro no Brasil e Aracruz está acompanhando este processo de crescimento e inovação. Por isso, quem não está matriculado no Curso, aguarde. Novas turmas serão formadas no decorrer deste ano”, afirmou.

O CURSO

O Curso de Especialização em APS faz parte da Política Estadual de Qualificação dos Profissionais de Saúde, lançada em 2008. É um dos Projetos Estruturantes da Sesa. O processo de qualificação pretende alcançar, gradativamente, todos os níveis técnicos e gerenciais da rede de serviços como médicos, enfermeiros, dentistas da ESF, técnicos em cargo de coordenação e técnicos que atuam na APS. Para isso, os recursos financeiros usados serão viabilizados exclusivamente pelo Estado.

O Curso, com duração de 12 meses terá 400 horas aula. Nesta primeira etapa, a estimativa é que 1.750 profissionais da ESF sejam qualificados até 2010. Entretanto, até 2011, a previsão é que os demais 3.500 alunos passem pelas salas de aula, totalizando 5.250 profissionais capacitados. A metodologia de ensino é dividida em aulas presenciais e semipresenciais (via internet). Além da teoria, os participantes também terão contato com atividades práticas, como os trabalhos de tutoria, ocasião em que os professores se deslocarão até uma unidade de saúde para debater a realidade local.

O suporte didático será dado pela Coleção Uma Nova Saúde – Diretrizes Clínicas, com oito volumes e 40 mil exemplares. A Sesa investiu mais de R$ 650 mil na confecção dos livros. As instituições onde serão realizadas as aulas são: Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc) campus I, em Colatina e Faculdade Pitágoras de Linhares, no Norte; Faculdades Integradas Espírito-Santenses campus I (Faesa), Faculdade Salesiana, ambas em Vitória; Unesc campus II, em Serra; Universidade de Vila Velha (UVV); Faculdade Pio XII, em Cariacica e Faculdade Pitágoras de Guarapari, e Faculdade São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti - Tel: (27) 3296-4507 / 8122-5281 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: