2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens

Publicado em: 11 de dezembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Comunicação
2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens

Aconteceu na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, nesta terça-feira (9) e quarta-feira (10), o 2º Encontro Nacional de Gestores – Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens – O evento, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), objetivou promover o diálogo, a formação e a colaboração entre dirigentes e técnicos das redes de ensino de todo o país, com o intuito de fortalecer a implementação das políticas de recomposição.

O município esteve representado pela secretária de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz, Jenilza Spinassé, que falou sobre a importância de ter participado de um evento que propõe alinhar políticas e estratégias para superar desigualdades sociais e garantir uma educação de qualidade. “Com esse regime de colaboração com o MEC, estados e municípios podem se articular para ter mais apoio técnico, o que reforça os métodos de ensino-aprendizagem em diferentes realidades. Com o pacto que fizemos, temos ainda mais oportunidades de atendermos as necessidades de nossas escolas. A recomposição de aprendizagens repara desigualdade no aprendizado, e por isso devemos pensar em estratégias para 2026, ofertando uma método de ensino ainda mais eficaz”, disse.

Nos dois dias do evento, os participantes contaram com o apoio de 53 coordenadores técnicos do pacto, que são os responsáveis por articular a política nos estados e municípios por meio do compartilhamento de boas práticas, o que fortalece o regime de colaboração. “São por meio desses alinhamentos estratégicos que conseguimos construir de uma forma coletiva os próximos passos que serão seguidos no ano que vem”, completou Jenilza.

O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens é uma iniciativa do MEC que tem o objetivo de apoiar estados, municípios e o Distrito Federal na recomposição das aprendizagens de estudantes da educação básica que apresentam defasagens. A política, construída de forma colaborativa com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), busca garantir que esses estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, reduzindo desigualdades e fortalecendo a equidade no ensino.

Compartilhe essa notícia: