Projeto Cultural Tupinikim revitaliza memória comunitária, produz site e valoriza a língua Tupi
A Associação Indígena Tupinikim da Aldeia Pau Brasil (Aitupiapabra) realizou, em 2018, o Projeto Iakumã, Tronco Tupinikim. No dia 01/12, às 15h, na cabana de eventos da Aldeia Pau Brasil, será realizada comemoração de encerramento do projeto. Entre as atrações, já estão confirmados grupos de Dança dos Guerreiros, Coral Tupi, dança das peneiras, Grupo Entre Nações e Grupo Tupi Nhe’enga.
O projeto atuou em três frentes integradas: mobilização comunitária, produção de site e apoio ao núcleo de estudos da língua Tupi. Foram realizados dois seminários culturais com o objetivo de mobilizar a comunidade para participar do projeto, integrando rodas de conversas, onde foram rememorados os modos de vida as mudanças no cotidiano e no ambiente natural.
A produção do site tem como objetivo reunir informações, imagens, narrativas, atividades e notícias relacionadas à aldeia, à associação, à cultura Tupinikim e à língua Tupi. O site também é um lugar de registro dos relatos relacionados à memória e à cultura Tupinikim que foram coletados no decorrer do projeto e que venham a ser registrados futuramente.
O núcleo de estudos da língua Tupi é resultado do trabalho voluntário da professora Janaína Pereira Rosa (Iakumã), que compartilha seu conhecimento da língua Tupi com jovens e adultos da aldeia, além de trabalhar como professora de Tupi em escolas do Ensino Fundamental. Devido à sua forte participação na elaboração e na execução do projeto, este recebeu seu nome, sendo batizado como ‘Projeto Iakumã, Tronco Tupinikim’, numa referência à revitalização linguística como importante conquista para valorização da cultura Tupinikim.
O Projeto Iakumã é uma realização da Aitupiapabra e contou com a participação direta do presidente da associação Aldir Conceição Cruz, da vice-presidente Karina Francisco Soares e do tesoureiro Rafael Francisco Bof, o cacique Valdeir Almeida Silva também fez parte da equipe interna de execução do projeto. A elaboração e gestão executiva foi realizada pela jornalista e cientista social Raquel Lucena Paiva e pelo biólogo e gestor de projetos Nelson Barcelos Pereira.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap