Coleção de Peças Artesanais inova com produtos em fibras de coqueiro e palmeira

Publicado em: 29 de outubro de 2008
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Coleção de Peças Artesanais inova com produtos em fibras de coqueiro e palmeira

O artesanato feito em fibra de coqueiro e palmeira ganha destaque com Lançamento da Coleção de Peças que a Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Turismo (Semtu) e Cultura, Desporto e Lazer (Semuc), realiza nesta sexta-feira (31), a partir das 13h30, no Centro Cultural Oriundi. Os produtos foram desenvolvidos pelas Associações dos artesãos da Orla e da Sede de Aracruz (ASSAOARA e Rodoarte) através do projeto “Arte e inovação” que é o resultado da assinatura de um convênio entre a Secretaria de Turismo e SEBRAE.

Aproximadamente 30 artesãos participaram de diversas oficinas com a consultora e designer do SEBRAE, Luzanira Carvalho, que buscou criar uma identidade, melhorar a qualidade e agregar valor ao artesanato do município. Foram criadas peças como jogos americanos, petisqueiras, revisteiros, cestas de pães, arandelas, fruteiras, porta-cartões e porta-lápis, colares, brincos, cintos, porta-copos, porta-guardanapos, porta-garrafa, assentador de copos, porta-latinha de cerveja, capas de agendas, porta-trecos, castiçais, cestos diversos, porta-refratários, bolsas, mandalas, flores, molduras de espelhos. Também serão expostos trabalhos em patchwork (trabalhos com retalhos) que já eram produzidos por alguns artesãos como: panô (bordados), colchas, bolsas, jogos de banheiro, panos de bandejas e porta-garrafa.

Segundo o Secretário de Turismo, Beto Favalessa, é importante incentivar, estimular e resgatar a cultura do artesanato no município. “O artesanato é uma importante alternativa de geração de trabalho e renda. Temos que valorizar o artesanato porque é uma das manifestações culturais do município”.

O projeto “Arte e inovação” está dentro de uma das ações propostas pela Secretaria Estadual de Turismo e Prefeituras da região Turística do Verde e das Águas e SEBRAE para apoiar, consolidar e fortalecer o produto turístico na região. Entre estes produtos estão: as aldeias indígenas, evento gastronômico, Festival de Agroturismo, reconhecimento e divulgação dos circuitos turísticos, apoio e designer para artesanato.

A coordenadora da seção da Casa de Cultura da Semuc, Kátia Sirtoli, ressaltou que através das oficinas os artesãos estão criando peças com melhor qualidade e mais funcional. “As pessoas que adquirirem estas peças estarão levando para casa um artesanato útil e que lembra o município de Aracruz, além de levar um artesanato de qualidade com a cultura do município inserida”.

As peças estarão expostas para visitação e comercialização no período de 31 de outubro a 14 de novembro nos seguintes horários: segunda a sexta-feira das 12h30 às 20h e sábado das 10h às 18h.

Nos dias 05 e 07 de novembro das 17h às 19h, no Shopping Oriundi, o SEBRAE vai realizar as palestras:

- Dia 05/11 – Artesanato, Profissionalismo e Cooperação

- Dia 07/11 – Orientação para o Acesso ao Crédito

Programação:

13h30 – Apresentação do projeto e parceiros.

14h30 – Café temático e visita a coleção no Centro Cultural Oriundi.

15h30 às 19h – Palestra/SEBRAE com o tema: “O mercado do Desing e Artesanato: a Inserção da Cultura Local como Fator de Agregação de valor”.

Compartilhe em suas redes sociais: