Escola Itinerante de teatro finaliza apresentação em Aracruz

Publicado em: 06 de novembro de 2008
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Escola Itinerante de teatro finaliza apresentação em Aracruz

A Escola Itinerante de Artes Cênicas - Turma de Dança vai fazer a apresentação final em Aracruz, amanhã (07) às 20h, no Teatro Municipal, Centro. A montagem do espetáculo faz parte da 3ª etapa do Projeto na Regional Metropolitana e vai abordar as linguagens: Danças de Rua e Contemporânea. Os bailarinos da Escola Itinerante são do próprio município, mas também integram a equipe, alunos de Itaguaçú, Fundão, Serra, Vila Velha, Cariacica e Santa Tereza.

A realização é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com apoio da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer (Semuc), Prefeitura de Aracruz, que é parceira no projeto. A produção executiva é da Central Única das Favelas do Espírito Santo – CUFA e da Arte Vila Projetos Culturais. O espetáculo é composto por dois movimentos coreográficos: um de Dança Contemporânea, intitulado “Caiana”, dirigido pelo coreógrafo Elidio Netto e outro de Dança de Rua, chamado “Linha do Tempo”, dirigido por Lalau Street.

“Caiana” abriga a diversidade de criação dos intérpretes, com base em pesquisas de movimentos, que conta com a sutileza e o vigor físico nas cenas propostas para essa composição, inspirado no site “titulo.com”, pesquisa do ritmo do congado capixaba, que homenageia Dona Astrogilda, conhecida como a rainha do congo, moradora da Vila do Riacho.

“Linha do Tempo” insere elementos de vários estilos de dança como o Break, Loocking, Poopping, Hip Hop Dance, Vídeo e o DanceHall são estilos de danças pertencentes à Dança de Rua (Street Dance), que teve início na década de 60 ao som do Funk de James Brown nas periferias de Nova York (EUA), e que o tempo se encarregou de sua evolução na linha cronológica da Arte. Homens, mulheres, crianças e idosos, que praticam a dança descrevem-na como uma viagem; pode ensinar a percepção e refinamento dos sentidos, adentrarem as paisagens coloridas das emoções, encontrarem o seu ritmo na respiração e, da inteligência dos gestos, fazer nascer uma fonte de inspiração e renovação.

A Semuc vai aproveitar o evento para apresentação dos alunos da Oficina de Violão de Aracruz, exibição das alunas de dança do ventre, com a professora Angélica Fernandes, premiação de melhor dançarino, melhor dançarina e o grupo revelação, além da premiação dos grupos vencedores do Show de Calouros, do último “O domingo é nosso”.

Compartilhe em suas redes sociais: