Prefeitura de Aracruz mantém doação de mudas durante pandemia

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (Semag), informa que o viveiro municipal está funcionando para atender as demandas de entregas de suas mudas de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h. Desta forma, os agricultores e demais cidadãos que queiram adquirir alguma espécie devem ficar atentos às questões de segurança para evitar a propagação do contágio pela Covid-19.
Somente serão permitidas as entradas de duas pessoas por vez no viveiro, com o uso de máscaras e do álcool em gel, não podendo ser idosos e/ou crianças. A pessoa também pode ligar para o telefone (27) 3270-7062 para solicitar outras informações, como por exemplo, detalhes sobre quais mudas estão disponíveis, assim como seu cultivo.
Atualmente, a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Aracruz conta com espécies de árvores frutíferas, nativas, ornamentais, medicinais, de arborização, dentre outras. Entre as frutíferas, destaque a acerola, jabuticaba, goiaba, araçaúna , mangaba, ameixa, jaca (mole e dura), manguita, amora, jambo roxo, mamão, abacate, figo e jenipapo.
Nas nativas encontram-se as espécies jatobá, ingá feijão, jequitibá e ipê-amarelo. Para a arborização são oferecidas mudas de escumilha africana e felício. Com fins medicinais tem-se o alecrim e a carqueja. Quanto às espécies Palmeiras são oferecidas as triangulares, jerová e palmito açaí. Quem preferir fazer alguma ornamentação pode solicitar a murta e o ibisco.
Ainda podem ser encontradas no viveiro municipal o jacarandá mimoso, o ipê-rosa, o sombreiro da jamaica, urucum, canela e flamboyant. A coordenadora de Associativismo e Agroturismo Suelen De Melo Reis Loureiro explicou essa ação da prefeitura em meio à pandemia. “Nosso maior objetivo é atender a área rual, tendo como público-alvo o produtor, mas também atendemos ao cidadão da cidade que queira alguma espécie. A doação das mudas nativas tem o propósito de sensibilizar a sociedade em geral quanto à preservação, ao reflorestamento e à conservação da flora, já às espécies frutíferas tem como público a agricultura familiar para comercialização, por isso temos uma grande demanda para fazer essa distribuição”, destaca.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Ação Cidadã integrada acolhe pessoas em situação de rua com cuidado, escuta e dignidade
- Saúde abre inscrições para Processo Seletivo com vagas de níveis médio e superior
- Semana da Agricultura e Sustentabilidade começa com capacitações em comunidades
- Ipasma conquista Certificado Nível II do Pró-Gestão por excelência em boa governança
- Conselho Tutelar publica Edital de Convocação para processo suplementar de escolha de suplentes
- Multidão se emociona em noite de louvor e adoração na Praça da Paz
- Serviços de limpeza continuam nos bairros de Aracruz dentro do cronograma
- Desenvolvimento Social publica a 36ª chamada do Edital nº 001/2023
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Arraiá do CAPS II celebra a vida, o cuidado e a inclusão com muita alegria e humanização