PMA inaugura novo viveiro para melhorar qualidade de vida do cidadão com um ambiente mais arborizado

A manhã dessa sexta-feira (14/08) começou com a inauguração do novo Viveiro da Prefeitura de Aracruz, localizado na sede da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Com capacidade para produção de 150 mil mudas anuais, o espaço produzirá espécies que serão aplicadas na revitalização e arborização urbana, no paisagismo de áreas públicas (canteiros e praças), em projetos de recuperação de áreas degradadas, nas unidades de conservação, entre outras ações, melhorando a qualidade de vida de toda população. O ambiente é automatizado e moderno, diminuindo assim os custos.
O prefeito Jones Cavaglieri diz que essa é mais uma vitória dessa gestão, que consegue colocar de pé um projeto que ajudará nos cuidados com o meio ambiente. “Fazemos essa entrega com muito orgulho, visando o futuro e a preservação do meio ambiente. De agora em diante, poderemos utilizar as mudas produzidas no viveiro nos canteiros e praças da cidade, bem como em projetos de recuperação ambiental”, enfatizou Jones.
Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Edgar Allan Martins, a montagem da área não trouxe custos para a municipalidade, pois o espaço foi construído a partir de um processo de conversão de multa ambiental. “Aracruz tem uma enorme vocação industrial, mas também tem belezas e recursos naturais que precisam ser preservados e esse viveiro irá possibilitar que trabalhemos ações para que possamos conservar e tornar ainda mais bela nossa cidade”, salientou Edgar.
O procurador-geral do município, Wagner José Elias Carmo, conta que Aracruz cresce com responsabilidade na gestão Jones Cavaglieri. “Crescer com responsabilidade significa crescer economicamente, gerando emprego e renda para a população, contudo, sempre respeitando as normas de desenvolvimento sustentável. Essa entrega de hoje colabora para que o município seja referência, já que ele possui quatro unidades de conservação e, com esse viveiro, poderemos implementar políticas ambientais voltadas, por exemplo, para que nossa cidade seja mais arborizada, o que influencia inclusive em um clima melhor e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, destacou Wagner.
De acordo com Edgar Martins, no antigo espaço eram produzidas entre 3 a 5 mil mudas por ano. “Com esse novo viveiro, estamos economizando em gastos com pessoal, tanto em finais de semana e feriados, como durante a semana. Era utilizado um funcionário duas vezes por semana, exclusivamente, para esse serviço. Hoje, ele pode se ocupar com outras funções. Em relação à quantidade de água usada, hoje, a vazão é utilizada de forma a suprir a necessidade das mudas, sendo que, antes, o serviço era direcionado pela percepção do servidor. A irrigação padronizada também ajuda a diminuir a perda de mudas por excesso ou pela deficiência de água”, explicou o secretário de Meio Ambiente.
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo