A Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Governo Federal visita pontos de cultura em Aracruz
A movimentação da cultura já está presente em Aracruz. A Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), está presente no município para uma visita técnica aos Pontos de Cultura da região. Na noite de terça-feira (28), equipe da SCDC acompanhada pela secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Semtur) da Prefeitura de Aracruz, teve a oportunidade de conhecer de perto o território e as iniciativas culturais locais, além de observar o andamento do projeto de revitalização do Museu Itália, que será inscrito no Edital de Manutenção de Espaços da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.
A revitalização do Museu Itália é um projeto significativo para a comunidade de Guaraná e para toda a região, visto que o espaço é um importante ponto de referência histórica e cultural. O projeto busca preservar e valorizar o patrimônio local, ao mesmo tempo em que oferece novas possibilidades de acesso à cultura e à história para as futuras gerações. A revitalização será financiada por meio de recursos do Fundo Estadual de Cultura e do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura, o que reforça a importância da parceria entre os diferentes níveis de governo e as comunidades locais.
A visita da secretária Márcia Rollemberg também foi marcada pelo fortalecimento das parcerias entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Aracruz. Juntas, essas entidades seguem tecendo a "Teia Nacional Cultura Viva", uma rede de apoio a projetos culturais comunitários em todo o Brasil, que visa promover a diversidade cultural e garantir o acesso à cultura para todas as pessoas, especialmente nas áreas mais periféricas.
"Este projeto de revitalização do Museu Itália é um exemplo claro de como a cultura pode ser um motor de desenvolvimento social e econômico para as comunidades. A parceria entre a comunidade, a prefeitura e o Ministério da Cultura é fundamental para que possamos garantir que a cultura viva e as tradições locais sejam preservadas e respeitadas", afirmou Márcia Rollemberg.
Visita às Aldeias Indígenas
Nesta quarta-feira (29), as equipes foram para um encontro em territórios indígenas onde o objetivo da visita foi estreitar laços com as comunidades e apoiar as ações voltadas para a preservação e promoção da cultura local. Entre os momentos mais marcantes da agenda, a equipe da Unesco que faz um trabalho conjunto com a MinC esteve também nas aldeias indígenas de Aracruz, onde conheceu projetos culturais desenvolvidos pelos próprios indígenas, que preservam e ressignificam suas tradições ancestrais por meio da arte, música, danças e saberes.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Dezembro Vermelho: mês de conscientização e prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis
- Semdur dá início à quarta etapa da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM)
- Aracruz promove Seminário de Pessoa em Situação de Rua com foco em integração de políticas públicas e garantia de direitos
- Corrida “Elas em Movimento”: publicada a lista das mulheres que receberão o kit
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam de Momento Formativo de Boas Práticas Pedagógicas
- Sala do Empreendedor de Aracruz conquista Selo Diamante do Sebrae/ES e consolida avanço no atendimento ao empreendedor
- Convocação Emergencial: Conselho Municipal de Políticas Cultura de Aracruz
- Seminário em Aracruz destaca impacto da polinização na produtividade do café
- Educação dá início às formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) do 2º semestre de 2025
- Prefeitura publica Edital de Chamamento Público para credenciamento de Ambulante para o Verão 2025/2026