Ampliação do Parque do Aricanga garante mais área protegida e preservação dos ecossistemas locais

Publicado em: 05 de novembro de 2025
Texto: Thais Tonini Patuzzo
Imagem: Comunicação
Ampliação do Parque do Aricanga garante mais área protegida e preservação dos ecossistemas locais

O Parque Natural Municipal do Aricanga - Waldemar Devens vai passar pelo processo de ampliação, um importante passo para fortalecer a conservação ambiental e assegurar o bem-estar da população. Todo esse processo aconteceu por meio de uma compensação ambiental.

O parque passou de 504,08 hectares para 530,88 hectares, representando um avanço significativo na proteção dos ecossistemas locais. A nova área foi recebida por meio de compensação ambiental do IBAMA, junto à empresa ESTE. Como parte dessa medida, a empresa adquiriu uma propriedade limítrofe ao parque, com 26 hectares, que foi incorporada à Unidade de Conservação. 

Com essa ampliação não haverá nenhuma alteração na Zona de Amortecimento do Aricanga, assim, não ocorrendo mudanças nas regras de uso das áreas do entorno, mantendo as mesmas atividades e restrições já vigentes. Dessa forma, os proprietários de imóveis próximos ao parque não serão diretamente afetados, uma vez que não haverá impacto sobre o uso das propriedades ou sobre atividades já consolidadas.

“A ampliação do parque não vai prejudicar os moradores do entorno, uma vez que os mesmos não terão suas terras desapropriadas. Para que isso acontecesse, a empresa ESTE realizou a compra de 01 hectare de uma prioridade rural, como forma de compensação ambiental. A ampliação vai aumentar a representatividade dos ambientes naturais protegidos; garantir a preservação e conservação dos remanescentes de ecossistemas nativos; valorizar a paisagem da região e assegurar condições de bem-estar e qualidade de vida à população”, destacou o secretário de Meio Ambiente de Aracruz, Aladim Cerqueira.

Compartilhe essa notícia: