Aracruz participa da 2ª Reunião de Acompanhamento do Processo de Elaboração da Revisão do Plano de Saneamento Básico com setores de comércio e serviço

Publicado em: 12 de janeiro de 2023
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana
Aracruz participa da 2ª Reunião de Acompanhamento do Processo de Elaboração da Revisão do Plano de Saneamento Básico com setores de comércio e serviço

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (11), na sala de reuniões da Secretaria de Suprimentos (Semsu), o segundo encontro da Fundação Espírito Santense de Tecnologia (FEST) com setores de comércio e serviço do município para acompanhamento do processo de elaboração da revisão do Plano de Saneamento Básico. O Executivo municipal esteve representado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), com o evento sendo mediado pelo Coordenador Técnico da FEST, Renato Ribeiro Siman.

Estiveram presentes ainda representantes da CDL, AMEAR, além de alunos e do IFES. “Nosso intuito nessa reunião é buscar apoio junto à AMEAR e CDL para selecionarmos 400 empreendimentos comerciais que serão visitados já a partir deste mês até março, e assim podermos caracterizar a geração diária de resíduos, além de avaliarmos o conhecimento sobre as despesas com o manejo”, disse Renato Ribeiro.

Os participantes puderam acompanhar uma apresentação dos grandes geradores de resíduos sólidos, assim como um parecer sobre a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, os estudos técnicos complementares e as despesas per capta com o Resíduo Sólido Urbano (RSU) tanto do município, quanto do estado, região sudeste e do país. Atualmente Aracruz mantém dois contratos de prestação de serviços de limpeza com a S.A Gestão de Serviços, que realiza a varrição, coleta e transporte dos resíduos domiciliares, além de manter contato com a Associação de Catadores de materiais recicláveis.

Os empreendimentos a serem avaliados são os de serviços de acomodação, lazer e diversão, lojas, dentre outros, o que determinará uma amostra mantendo a proporção de cada tipologia comercial no quantitativo total. Para isso serão verificados produção diária e média de resíduos e suas composições, consumo médio de água e luz, além das destinações usuais de cada setor.

Cada representante na reunião recebeu em mãos um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) para realizar uma pesquisa de estratégia de revisão de geração de resíduos sólidos provenientes de estabelecimentos comerciais. Esse termo vem com um questionário técnico a ser preenchido por cada parte envolvida. Já nesta sexta-feira (13) os alunos do IFES farão visitas em lojas do oriundi para a coleta de dados.


Compartilhe em suas redes sociais: