Aracruz participa de evento que debateu políticas públicas sobre mudanças climáticas
Aracruz foi um dos três municípios capixabas selecionados para participar do “Seminário de Governança Climática” e do “2º Encontro Cidades Verdes Resilientes”, realizado em Brasília (DF), entre os dias 09 e 11 de setembro. O encontro reuniu representantes de 50 cidades brasileiras com o objetivo de estruturar 100 ações climáticas de alto impacto, voltadas à adaptação, redução de emissões e promoção do desenvolvimento sustentável em nível local.
Promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança (MMA), Ministério das Cidades (MCid), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM) e o C40/ Pacto Global de Prefeitos-GcoM, o encontro contribuiu para consolidar e ampliar iniciativas e demonstra não apenas o desejo, mas também capacidade real de transformar compromissos climáticos em ações estruturadas, escaláveis e com impacto territorial
Representando o município, estiveram no encontro a subsecretária de Política Ambiental, Amanda Santarosa, e o subsecretário de Licenciamento e Regulação Ambiental, Gelson Donatti, da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que participaram de diversos painéis temáticos da agenda de implementação do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR) com os diversos parceiros institucionais.
“Aracruz é um município em constante crescimento e transformação. Alinhar o planejamento local às políticas nacionais é fundamental para que a cidade continue avançando de forma sustentável, tornando-se cada vez mais verde, segura e preparada para os desafios do futuro”, disse Amanda Santarosa.
Para o secretário da pasta, Aladim Cerqueira, a iniciativa está diretamente ligada ao planejamento estratégico da cidade. “A presença de Aracruz em projetos ambientais de tamanha relevância reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. Isso se reflete no planejamento da prefeitura, elaborado com o apoio da Fundação Dom Cabral (FDC), que traz como um de seus eixos centrais a Sustentabilidade e o Meio Ambiente, em sintonia com os princípios do Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes”, pontuou.
O evento, que contou com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do Ministro das Cidades, Jader Filho, reunindo as principais lideranças do país para fortalecer a governança climática e tornar as cidades brasileiras mais resilientes.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento