Festa do Pescador resgata tradição em Barra do Riacho
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur), em parceria com a Associação de Pescadores Z7 Manoel Miranda, promoveu nesta sexta-feira (19) e sábado (20), na área da colônia de pesca, em Barra do Riacho, a Festa do Pescador. O evento, que não acontecia há sete anos, contou com shows musicais de Wesley Santos e Banda, Jean Felipe e Vinil Box na noite da sexta-feira (19). Já no sábado (20) houve apresentações musicais com Quinta Essência, João Felipe e Rafael e Trio Forrozão.
A proponente do evento, vereadora Etienne Coutinho Musso, que é natural de Barra do Riacho, falou durante a abertura sobre a importância dos apoios para o retorno desta festa. “Queria agradecer toda equipe de pescadores e colaboradores, além do prefeito Dr. Coutinho que não tem medido esforços pra ajudar nossa cidade. Parabéns a todos que se empenharam para que essa festa voltasse a acontecer depois de sete anos. Um sonho que se sonha só, é apenas um sonho, mas o sonho da coletividade alcança grandes vitórias. Esse foi o primeiro passo que demos para para manter essa tradição. Fui nascida e criada na Barra do Riacho, o que é um grande orgulho. A volta dessa festa foi um pedido de nossos próprios pescadores, e que vocês possam continuar com suas atividades, consideradas essenciais para nossa economia local” destacou.
O prefeito Dr. Coutinho, que também é natural de Barra do Riacho, compareceu na primeira noite de shows para poder prestigiar a festa. “Mesmo estando em outros compromissos fiz questão de passar em Barra do Riacho, onde eu nasci e fui criado para poder ver de perto o apoio que demos para a realização da festa. A estrutura para as bandas e barraqueiros ficou muito boa, e poder contribuir para o retorno do evento foi muito gratificante. Que a Festa do Pescador possa ocorrer todos anos no nosso calendário de eventos”, disse.
A moradora e presidente da Colônia de Pescadores Z7, Nádia Mattos Rodrigues, reafirmou a importância de poder resgatar as raízes locais. “Ver esse retorno foi muito gratificante. Muitos anos se passaram sem que a gente pudesse realizar essa festividade em função da escassez de recursos. Mas com o apoio da secretaria de Turismo e Cultura da prefeitura de Aracruz pudemos voltar às nossas origens. Vale ressaltar que a pesca ainda é uma de nossas maiores fontes de renda. Por isso vamos aproveitar e trabalhar para que a Festa do Pescador se torne um marco em nosso calendário”, enfatizou.

Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy