Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
O sábado (11) promete eventos especiais em Aracruz. Durante a manhã, a partir das 7h30, acontece o 1° Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários. Uma capacitação inédita e inovadora na Aldeia Córrego do Ouro. A noite, a Praça da Paz vai ser palco da atração nacional Colo de Deus, durante a programação do Dia do Católico, que tem início às 19h.
Dia de Campo
Técnicas inovadoras é o destaque do Dia de Campo, que é promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semap), em parceria com as associações “Comboios” e de “Córrego do Ouro”. O evento é uma iniciativa inédita, voltada para a capacitação e valorização da produção sustentável do café, reunindo agricultores, especialistas e lideranças indígenas em um espaço de troca de experiências e conhecimento.
O evento é aberto ao público, com foco na participação de produtores das comunidades indígenas e trabalhadores do setor agrícola, e traz uma programação especial com palestras e conteúdos relevantes para o desenvolvimento do café conilon e o fortalecimento da agricultura no município.
“A ação reforça o compromisso da gestão em estimular práticas agrícolas responsáveis e, ao mesmo tempo, reconhecer a importância cultural e produtiva das comunidades indígenas de Aracruz”, destacou Almir Vianna, secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca.
Confira a programação:
7h30 - Recepção e Inscrições
8h - Abertura com a Palestra: Cenário do Café Conilon na Terra Indígena Comboios - Palestrantes: Levi e Cristiano, Engenheiros Agrônomos, Tupiniquim da TITG, Analistas de Agricultura da Mandu/ PBA Aracruz;
9h - Início das Estações no Campo:
Estação 1: A Importância dos Polinizadores na Cafeicultura - Palestrante: Warley Pereira Coutinho, Técnico em Apicultura e meliponicultura, da Coopyguá Aracruz;
Estação 2: Importância do Uso Correto de EPI na Aplicação de Agrotóxicos - Palestrante: Jéssica Dalazen - Eng. Agrônoma e Analista de sustentabilidade da COFCO International;
- Porque escolher o GLP no processo de secagem do café - Palestrante: Rodolfo da Hora, Coordenador Comercial Venda Direta Granel da Supergasbras;
Estação 3: Drones - Pulverização Responsável: Palestrante: Maurício Andrade Lima Filho - Responsável Técnico da ARADRONES;
Estação 4: Utilização de Mulching na Cafeicultura
Palestrante: Cleir Lecco Bertazo, Eng° Agronomo e segurança do trabalho, Consultor Agrícola
12h - Encerramento com Almoço
Dia do Católico
Pela primeira vez em Aracruz, a banda nacional Colo de Deus promete levar muitos católicos a Praça, neste sábado 11, durante o primeiro evento que celebra o Dia do Católico. Quem abre as programações é a banda “Banda Projeto X1”, católicos que vão aquecer o público com muita música e espiritualidade.
O evento do Dia do Católico é promovido pela secretaria de Turismo e Cultura (Semtur) e faz parte das ações da prefeitura para fortalecer as manifestações religiosas e culturais do município.
A comunidade Colo de Deus é conhecida por muitas músicas que emocionam e proporcionam momentos de muita fé, entre elas “Magnificat”, “Desperta” e “Acaso Não Sabeis”. O evento promete atrair um grande público, em sua maioria jovens.
A banda Projeto X1 também traz canções em adoração ao santíssimo, cantada por vozes de um grupo de jovens que já tocavam e cantavam e resolvem se unir para proclamar o nome do Senhor através de cancões.
O prefeito Dr. Coutinho exaltou a comunidade católica e a importância da fé. “Meu coração se alegra em proporcionar ao público um evento de fé e dedicação religiosa, vamos fortalecer a tradição, as escrituras, magistério e seguir quem nos criou. A presença do Colo de Deus é para atrair quem enfraqueceu na fé. Convidamos todos a vivenciarem juntos este momento de arte e comunhão”, disse.
Este evento religioso era tradicionalmente realizado durante a programação da Expo Aracruz, mas, após a aprovação do Legislativo e a sanção do Executivo da Lei Municipal N.º 4.782/2025, que institui o Dia do Cristão Católico, o show passou a ter um dia único a ser realizado, que será todo sábado que antecede o feriado de Nossa Senhora Aparecida, que é celebrado no dia 12 de outubro.
Confira a programação:
Dia do Católico
Data: 11/10
17h: abertura das barraquinhas de comida
19h: Projeto X1
21h: Colo de Deus
Dia das Crianças
A diversão está garantida neste domingo (12), durante a grande comemoração do Dia das Crianças, que acontecerá na Praça da Paz, das 8h às 12h. O evento é promovido pela secretaria de Turismo e Cultura (Semtur) da prefeitura de Aracruz, e promete encantar os pequenos com uma manhã repleta de atividades, brincadeiras e muita alegria para toda a família.
Entre as atrações, as crianças poderão se divertir com brinquedos infláveis, aproveitar pipoca, algodão-doce, picolé e muito mais, tudo gratuito. Haverá ainda pintura facial, que transforma os rostinhos dos pequenos em verdadeiros personagens de fantasia.
A festa terá uma animação ainda mais com destaque para o show especial da Turma Makakids, que traz música, dança e mensagens educativas em uma apresentação que promete encantar crianças e adultos.
Não perca!
📅 Data:12 de outubro
🕗 Horário: das 8h às 12h
📍 Local: Praça da Paz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde publica 9ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Secretaria de Serviços Urbanos é campeã do Campeonato de Futebol dos Servidores Municipais de Aracruz
- Alunos de Aracruz aprendem sobre preservação no projeto Escola no Manguezal
- Centro de Convivência dos Idosos é modernizado com melhorias em acessibilidade e nova quadra poliesportiva coberta
- Prefeitura realiza melhorias em cemitérios municipais para o Dia de Finados
- Rematrícula dos estudantes da Rede Municipal de Ensino se inicia na próxima segunda-feira (3/11)
- Agrinho 2025 é encerrado com sucesso em Aracruz
- Programa Compra Direta é lançado, beneficia 130 famílias e fortalece a agricultura familiar em Aracruz
- Consulta Pública do Diagnóstico do serviço de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos
- Encontro formativo sensibiliza pedagogos a identificarem potencialidades e desafios em docentes da Educação Infantil