Pesquisa de Verão: resultado divulgado mostra que a maioria dos entrevistados ficou satisfeita com os serviços oferecidos em Aracruz

Publicado em: 23 de fevereiro de 2023
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Humberto De Marchi
Pesquisa de Verão: resultado divulgado mostra que a maioria dos entrevistados ficou satisfeita com os serviços oferecidos em Aracruz

De acordo com os resultados divulgados pela "Pesquisa de Verão", realizada pela Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) - Observatório do Turismo / Consulting Brasil – Consultoria e Inteligência em Negócios, houve em todo o estado capixaba uma melhoria na oferta dos serviços públicos nas regiões turísticas durante o verão de 2023. A coleta dos dados ocorreu entre os dias 1º a 15 de janeiro e entrevistou 3.490 pessoas que visitavam 14 municípios do Espírito Santo, sendo 12 cidades do litoral, entre elas, Aracruz.

Essa pesquisa teve como objetivo identificar o perfil dos turistas e excursionistas que visitaram o Espírito Santo na temporada de Verão de 2023.
Em Aracruz foram 195 entrevistados, sendo 194 na Barra do Sahy e um no distrito de Santa Cruz. De acordo com os resultados, a maior parte, 138 entrevistados, reside no Espírito Santo (70,7%), com destaque para Minas Gerais com 28 entrevistados, outros nove do Rio de Janeiro (RJ) e seis de São Paulo (SP), além de dois estrangeiros, sendo um da Suíça e outro dos Estados Unidos.

Das 195 pessoas ouvidas, 74 afirmaram que tiveram gastos com hospedagem em hotéis, pousadas e AIRBnB, sendo o motivo da viagem de 145 entrevistados a procura pelo lazer ou passeio, ficando outros 26 a trabalho ou negócios, além de mais 22 turistas que vieram visitar amigos e parentes. "Essa pesquisa nos mostrou algo interessante. 64, 7% das pessoas que nos visitaram disseram que descobriram aqui se informando com amigos e familiares, e 97,1 % recomendaria o destino, ou seja, a maioria correspondeu às expectativas", disse Paulo Neres, secretário de Turismo e Cultura (SEMTUR).

A maioria também se mostrou satisfeita com a segurança (65,8%), limpeza pública (54,1%) sinalização turística rodoviária (51,1%), táxi ou aplicativo de motorista (42,9%), hospitalidade (66,2%) e a gastronomia (67,3%).

"Além dos serviços públicos oferecidos pelo estado e pela municipalidade, também percebemos uma significativa melhoria nos atendimentos dos nossos hotéis, pousadas, bares e restaurantes. Como sabíamos que o número de pessoas circulando por nossa cidade aumentaria significativamente neste ano, nossa equipe se preparou com antecedência para melhor atendê-las, como por exemplo, capacitando nossos garçons e funcionários com cursos em parceria com a SETUR e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Esses profissionais ficaram mais qualificados quanto suas atribuições e etapas da execução para poderem atuar no mercado de trabalho”, lembrou o secretário.

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