Prefeitura de Aracruz se reúne com a empresa ENGIE para otimizar trabalho de preservação e segurança no transporte de gás via dutos

Publicado em: 06 de outubro de 2022
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Humberto De Marchi
Prefeitura de Aracruz se reúne com a empresa ENGIE para otimizar trabalho de preservação e segurança no transporte de gás via dutos

O Prefeito Dr. Coutinho, na companhia dos secretários de Meio Ambiente (Semam), Aladim Cerqueira, Obras e Infraestrutura (Semob), Rafael Borgo, Transporte e Serviços Urbanos (Setrans), Almir Vianna, Habitação e Defesa Civil (Sehab), Claydson Pimentel e Agricultura (Semag), Mauro Demartha, recebeu em seu gabinete na tarde desta quarta-feira (5), o Assessor de Comunicação Rochester Lima e o Inspetor de Faixa Hericson Araújo da empresa ENGIE, que é a responsável pela geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, além do transporte de gás.

A ENGIE é uma das acionistas da Transportadora Associada de Gás S.A (TAG), que possui a mais extensa rede de gasodutos de transporte do Brasil, com cerca de 4.500 quilômetros, atravessando dez estados, inclusive o Espírito Santo. Em Aracruz são dois dutos que cortam o município em toda a extensão da ES-010, sentido Fundão.

“Queremos fazer uma breve apresentação do andamento de nossas operações, falar da importância do transporte de gás natural via dutos, como ocorre aqui em Aracruz, em duas faixas que abastecem importantes operações no nosso estado. Devido a essa questão, precisamos do apoio e cooperação do poder público e das comunidades que vivem próximas a essas áreas para podermos trabalhar na conscientização das pessoas quanto aos benefícios do transporte do gás e na prevenção de danos causados”, destacou Rochester Lima. 

Ao prefeito e secretários municipais também foi feita uma apresentação por meio de slides sobre a matriz energética brasileira, que tem o petróleo com 33% e o gás natural com 11,8% de participação na produção de energia no país, sendo que somente as indústrias consomem metade do gás natural produzido. Ainda foram mostradas várias fotografias das faixas dos dutos, suas válvulas e identificações por placas, além das intercorrências como acidentes e explosões.

Em Aracruz, a Estação de Compressão está situada na região de Mata Limpa, próximo ao viveiro da Suzano. Em áreas por onde passam os dutos são proibidas as escavações, construções e tráfego de veículos pesados, por exemplo, sem que anteriormente a ENGIE seja informada para poder fazer sua avaliação e inspeção. De acordo com a empresa, 90% das intercorrências são causadas pela interferência humana, como as escavações irregulares que acabam atingindo os dutos.

“Já estamos com esse trabalho junto às comunidades desde abril deste ano. Por isso a importância dessa parceria com o poder público que nos ajudará na conscientização dos moradores quanto à preservação e segurança dos dutos, que já são sinalizados. Também disponibilizamos o canal de comunicação com o ramal 168, para que as pessoas possam ligar para tirar dúvidas ou fazer alguma observação. Em Aracruz já somos procurados sobre queimadas e plantio de árvores”, destacou o Inspetor de Faixa  Hericson Araújo.

O prefeito Dr. Coutinho destacou a importância de poder cooperar com a empresa no trabalho de comunicação. “Essa parceria entre o executivo municipal e a EGIE é de extrema importância para alertarmos as pessoas quanto ao perigo em se fazer qualquer intervenção próximo a esses locais por onde passam os dutos. No que depender do nosso secretariado, pode ter certeza que vamos cooperar com o que for preciso. A segurança dos nossos moradores está acima de tudo”, enfatizou.

Garantia da integridade da população
Para garantir a integridade das instalações e da população ao redor, todas as operações são monitoradas e operadas 24 horas por dia pela Central de Supervisão e Controle da TAG, que é estruturada com tecnologia de ponta para permitir a supervisão das variáveis de todo o processo de transporte do gás natural, como a pressão, vazão, densidade e temperatura. Isso facilita a logística e contribui com a redução de tráfego de caminhões que também fazem esse transporte, o que ainda reduz outros acidentes.

Compartilhe em suas redes sociais: