Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios

Muita beleza e riqueza cultural marcaram o primeiro dia da Feira dos Municípios. A Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur) está presente com um estande que destaca a diversidade cultural das nações representadas em Aracruz. Dando início às apresentações, o grupo aracruzense Pimenta Rosa, formado por mulheres, abriu a ala nos corredores da feira. Unidas pelo ritmo, pela poesia e pela liberdade, elas deram voz a uma nova batida para Aracruz, encantando o público com representatividade e expressão cultural. A Feira dos Municípios segue até o dia 6 de julho, no Pavilhão de Carapina, no município da Serra.
Com o tema central “Povos Originários, Identidade e Diversidade Cultural”, o estande de Aracruz conta com uma oficina de Grafismo Indígena, a presença das Princesas, Rainha e candidatas da Itália Unita, além de artesanato local e das Associações Comunitárias. Também há a parceria com o ICMBio, que trouxe uma exposição de animais taxidermizados e outros atrativos educativos.
O tema geral da edição deste ano da Feira dos Municípios é "O Espírito Santo que todo mundo precisa experimentar", reunindo atrativos, manifestações culturais, festas, sabores e tradições das 78 cidades capixabas. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com as secretarias de Estado do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult), Aderes, Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, Sebrae e Amunes.
O secretário de Turismo e Cultura, Helder Tabosa, esteve presente no primeiro dia da feira e demonstrou orgulho em apresentar o turismo de Aracruz. “É muito gratificante estarmos aqui com esse estande, mostrando nossa riqueza, marcando os 525 anos de resistência dos Povos Originários e tantas outras coisas que apresentaremos até o final da feira. Estamos também fazendo o lançamento oficial do nosso material turístico, o ‘Passaporte Turístico para Aracruz’, com os pontos mais atrativos que todo visitante precisa conhecer.”
O prefeito Dr. Coutinho, que também curtiu as batidas do grupo Pimenta Rosa, prestigiou o estande do município e destacou a importância do evento. “Como eu sempre digo: ‘quem dança é mais feliz’. Olha esse grupo que bacana, nossa cultura, essas mulheres mostrando, ao som, a liberdade que todas têm, isso é gratificante. O evento nos proporciona a experiência de conhecermos todo o nosso Estado, o que cada município tem de mais valioso e rico, e estamos aqui, trazendo Aracruz a todos.”
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito
- Famílias rurais ganham mais segurança com nova barragem em Guaraná