Semana de Promoção da Igualdade Racial (Consciência Negra): alunos da Rede Municipal de Ensino dão show com apresentações culturais

Publicado em: 23 de novembro de 2022
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana
Semana de Promoção da Igualdade Racial (Consciência Negra): alunos da Rede Municipal de Ensino dão show com apresentações culturais

A Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Turismo e Cultura (Semtur) e Educação (Semed), dando continuidade às ações da Semana de Promoção da Igualdade Racial, em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no último domingo (20), promoveu na manhã desta quarta-feira (23), na Monsenhor Guilherme Schmitz (Matriz), Centro, diversas atividades culturais com os alunos das EMEF´s Paulo Freire e Ezequiel Fraga Rocha, além dos cantores de Rap e Hip Hop do movimento “Serra City no Topo”.

O evento contou com as presenças do secretário da Semtur, Paulo Neres e dos vereadores André Carlesso e Adriana Guimarães, que foram prestigiar as performances dos alunos. “Queria agradecer a cada um de vocês e falar da importância desse momento. Tão importante que a vereadora Adriana Guimarães fez um projeto de lei, transformando essa semana da consciência negra, em um evento permanente, com ações envolvendo alunos todos os anos. Queira deixar claro que estamos plantando uma semente com essa lei, e que cada ano possamos desenvolver ações cada vez maiores, dando mais visibilidade à nossa cidade”, destacou Paulo Neres.

A proponente da Lei Municipal (Nº 4401/21), vereadora Adriana Guimarães, falou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas durante a semana e como elas podem conscientizar a população. “Iniciamos as atividades na Praça da Paz Desde no último sábado (21). Sabemos que a semana da consciência negra é uma lei nacional, porém nós ainda não a tínhamos em nosso município. Com ela sancionada pelo prefeito Dr. Coutinho, essas ações já estão na grade escolar, debatendo esse tema. A cor da nossa pele não pode divergir, devendo haver respeito entre as pessoas. Por isso a importância de termos essa semana de conscientização, pois o preconceito e o bullying ainda está presente na nossa sociedade”, afirmou.

Durante as apresentações, enquanto alguns alunos erguiam cartazes e faixas, outros recitavam discursos de grandes personalidades como Nelson Mandela e Martin Luther King Jr. Eles também cantaram, dançaram e desfilaram mostrando todo o empoderamento do negro. Finalizando as ações da semana de conscientização, uma caminhada com a participação da Banda de Congo São Benedito do Rosário, Grupo de Desbravadores, Projetos Sociais e Coletivos, acontecerá na manhã desta quinta-feira (24), uma caminhada que se iniciará em frente à Igreja Católica de Vila do Riacho.

Compartilhe em suas redes sociais: