Teia Municipal tem início com mais de 20 apresentações na Praça Matriz de Aracruz
A Teia Municipal de Aracruz teve início na noite desta sexta-feira (31), com uma grande celebração da arte e da diversidade cultural do município. O evento é realizado pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a secretaria de Estado da Cultura (Secult) e secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Semtur), o encontro aconteceu na Praça Matriz Monsenhor Guilherme Schmitz e reuniu um público expressivo para prestigiar mais de 20 apresentações artísticas.
Durante a abertura, o público pôde acompanhar uma rica programação que destacou diferentes expressões culturais, como as de cultura dos povos originários, o tradicional congo, apresentações da cultura italiana, grupos de capoeira e diversas outras atrações que representaram a pluralidade cultural do município.
O coordenador-geral de Articulação da Cultura Viva, Leandro Artur Anton, destacou o papel da Teia como um espaço de integração entre diferentes linguagens e territórios culturais. “A Teia é um grande encontro de experiências e saberes. É onde a política pública de cultura ganha rosto, voz e identidade. Ver o protagonismo dos grupos culturais de Aracruz neste evento mostra o quanto o Cultura Viva é uma ferramenta poderosa de transformação social e fortalecimento das comunidades”, ressaltou o coordenador.
O secretário municipal de Turismo e Cultura, Carlos Bravo, destacou a importância do evento como um espaço de valorização das tradições e fortalecimento da identidade aracruzense. “A Teia Cultural é um movimento que conecta pessoas, saberes e tradições. Aqui celebramos a arte, a diversidade e a riqueza cultural do nosso povo. É uma alegria ver tantos grupos reunidos mostrando o que Aracruz tem de melhor”.
O prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, também participou da abertura e ressaltou o compromisso da administração com a promoção da cultura. “Eventos como este mostram que investir em cultura é investir em pessoas. A Teia Cultural reforça o sentimento de pertencimento e nos enche de orgulho por ver nossa cidade tão viva e cheia de talentos”, disse o prefeito.
A Teia Cultural é uma iniciativa que valoriza os artistas locais e busca fortalecer a identidade cultural de Aracruz, promovendo o intercâmbio entre diferentes grupos e manifestações. O evento segue seguiu atividades no dia seguinte mobilizando artistas, Pontos de Cultura, coletivos culturais e a comunidade em torno da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), oferecendo ao público oficinas, exposições e apresentações em vários pontos da cidade.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Debate sobre Pessoas em Situação de Rua reúne autoridades e representantes da sociedade civil na Câmara Municipal
- Projeto Ler o Mundo: mais quatro escolas da Rede Municipal de Ensino serão contempladas com a Biblioteca "Alberto Mussa"
- DER-ES realiza recapeamento da rodovia Primo Bitti entre Aracruz e Coqueiral
- Culinária e cultura no Festival Aracruz Sabores em comemoração ao aniversário de Santa Cruz
- Desafios, gincanas e muita reflexão marcam o “Encontro anual das Cooperativas Escolares do Espírito Santo”
- Prefeitura de Aracruz abre 60 vagas para guarda-vidas com salários de mais de R$ 2.700
- Mestre Internacional Feminina e multicampeã brasileira de xadrez prestigia a 9ª Etapa do Circuito Municipal de Aracruz (Cimex)
- Gestão e Docência em EaD prepara alunos para atuarem como tutores, coordenadores administrativos e design
- World Café: plenária reúne profissionais para relato de Boas Práticas das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- 4ª edição da “Noite Empodera Mais” em celebração à Semana do Empreendedorismo Feminino acontece no dia 18