Vacina contra o vírus Sincicial Respiratório para gestantes começa a ser distribuída em Aracruz

Publicado em: 04 de dezembro de 2025
Texto: Thais Tonini Patuzzo
Imagem: Divulgação Agência Brasil
Vacina contra o vírus Sincicial Respiratório para gestantes começa a ser distribuída em Aracruz

A partir desta segunda-feira (08), a Secretaria de Saúde (Semsa) passa a disponibilizar a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), destinada a gestantes a partir da 28ª semana. O imunizante reduz casos de bronquiolite em recém-nascidos, período em que são mais vulneráveis, além de contribuir para a redução de internações acometidas pela doença ou outras doenças respiratórias causadas pelo vírus.

As doses da vacina serão disponibilizadas em todas as Unidades de Saúde do município, de acordo com o horário de funcionamento de cada local. A gestante deve apresentar o cartão de pré-natal e o cartão de vacinação.

É fundamental que as gestantes aracruzenses a partir de 28 semanas procurem a Unidade de Saúde mais próxima para receber o imunizante. A vacina representa uma estratégia essencial de proteção, com comprovada eficácia na redução de casos de bronquiolite e de infecções respiratórias graves no período neonatal. A incorporação desse imunizante ao calendário municipal é um avanço importante e reforça o compromisso da Saúde com a prevenção e com o cuidado integral às famílias”, destacou a secretária de Saúde, Rosiane Scarpartt.

DOSE ÚNICA 

A vacina é aplicada em dose única em mulheres a partir da 28ª semana de gestação. A gestante, ao ser vacinada, transfere anticorpos ao feto pela placenta, reduzindo os riscos de infecção grave e complicações respiratórias. O VSR é uma das principais causas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em bebês, especialmente nos menores de seis meses. A infecção pode evoluir para quadros graves, exigindo internação hospitalar.

 

 

Compartilhe essa notícia: