Profissionais da rede municipal participam de Ciclo de Formação Afro realizada pela Semed
A Comissão de Estudos Afro-Brasileira (Ceafro), da Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz deu início no dia 22 de setembro, ao Ciclo de Formação Afro 2010 (GDP AFRO) sobre as “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. A Formação Afro acontece de 15 em 15 dias, em horário extra de trabalho, na Sede - auditório do Polo da Universidade Aberta do Brasil - e no bairro Coqueiral - EMEF "Coqueiral" -, onde os participantes fazem reflexão sobre a Lei 10.639/03 da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação (Mec).
Durante os encontros a Ceafro orienta as escolas a desenvolverem propostas de trabalho, projetos e ações educativas relacionadas à determinação da Lei 10.639/03, onde são trabalhados os temas “Cultura Afro-Brasileira”, “História da África”, “Práticas Pedagógicas de Combate ao Racismo”, “Currículo”, “Infância e Juventude”, “Violência”, “Racismo e Cultura”. A Ceafro é coordenada pela pedagoga da Semed, Marluce Leila Simões Lopes e composta por professores e pedagogos com experiências em estudos e ações sobre educação afro-brasileira e africana, como os professores Yêdo de Menezes Freire, Josete Silva Miranda, Eliete Santiago e Cláudia A. Macedo Lobato.
De acordo com a coordenadora da Ceafro, Marluce Leila Simões Lopes, graças ao trabalho, sobretudo do Movimento Negro no Brasil, os desníveis entre brancos e negros passaram a ser finalmente questionados. “Foi da luta do Movimento Negro que nasceu a lei que tornou obrigatório, em todas as escolas do país o ensino de história e cultura afro-brasileira no âmbito de todo o currículo escolar. Contudo, a Lei Federal 10.639/03 sozinha não seria capaz de alterar as práticas racistas existentes no cotidiano das instituições de ensino. Era preciso um conjunto de ações e um setor responsável para gerenciá-las. Essa é a finalidade da Ceafro”, explicou a coordenadora.
Para a secretária de Educação, Maria Goretti Moro Gomes, a formação possibilita um maior conhecimento acerca das questões relacionadas a Lei 10.639/03, dando condições de identificar, difundir, reconhecer e apoiar práticas pedagógicas e de gestão escolar preocupadas com a valorização da diversidade. “Combater o racismo e atitudes preconceituosas no âmbito escolar tornou-se obrigatório nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, oficiais e particulares do país com a Lei Federal 10.639/03”. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (27) 3256-7608.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- 25ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema) é encerrada com sucesso
- Prefeitura de Aracruz institui o “Dia da Paz e da Gentileza" nas escolas da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz sedia o 2º Seminário de Práticas ADE Piraquê-Açú 2024
- Empreendedoras se reúnem para compartilhar experiências em evento promovido pela prefeitura
- CSA: Prefeitura entrega a maior obra da saúde de Aracruz
- Aracruz se destaca como uma das 10 cidades que mais reflorestaram no Brasil
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada