Secretaria de Desenvolvimento Econômico prevê agenda de ações com investimentos em adequações operacionais da Portocel

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), pensando em criar condições para o município melhorar a oferta de ambientes de negócios e infraestrutura, e assim poder receber novos investimentos da Portocel, vem trabalhando na criação de uma agenda de ações que prevê, por exemplo, ampliar e desburocratizar demais investimentos, além de oferecer qualificação da mão de obra local para que os moradores tenham oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho.
A Portocel anunciou que irá destinar 20 milhões de reais em adequações operacionais ferroviárias para que a celulose solvente, que será produzida em 2022 pela LD Celulose, localizada em Indianápolis e Araguari, no triângulo mineiro, possa ser escoada pelo Espírito Santo. O Secretário de Desenvolvimento Econômico (Semde) José Eduardo Faria comentou sobre necessidades que surgem com a expansão portuária no município.
“A Portocel tem uma estrutura e logística muito boa, e é referência na operação da celulose, porém essa vocação, que eles fazem muito bem, é restrita para a exportação desse produto. E com sua estrutura portuária, eles têm capacidade de investir em diversidade, como é o que está sendo feito. A novidade é que com essa diversificação, temos que começar a criar condições para atrair e receber empresas que irão produzir para atender as demandas com um ambiente favorável”, ressaltou.
Ainda de acordo com José Eduardo o investimento de 20 milhões para essa adequação ferroviária em si, já é uma ótima notícia. “As adequações operacionais vão gerar empregos para o município, movimentando a economia e gerando tributos que poderão trazer receitas a serem aplicadas em áreas como a saúde e educação. É um grande passo na direção de ampliar a atuação do porto, sinalizando para a diversificação, que cria novas possibilidades de mercado para a própria atividade portuária já existente”, pontuou.
A Portocel também está investindo na movimentação de cargas rochosas ornamentais, que fortalecem o posicionamento como opção logística diferenciada. “Isso faz com que nossa cidade fique cada vez mais competitiva, criando potencial e abrindo novas oportunidades e nós, enquanto poder público, entramos diretamente na raiz dessa questão, pois novos investimentos nos traz novas perspectivas de negócios, além da geração de emprego, renda, ainda mais nesse momento difícil que passa o país. ”, finalizou o secretário.
O prefeito Dr. Coutinho lembrou que já havia se encontrado com representantes da Portocel quando ainda se discutia qual seria a melhor logística para a escoação de novos produtos. Ele que é de Barra do Riacho, também falou dos benefícios que o local pode receber. “Eu já estive na Portocel com meus secretários de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Obras e Infraestrutura, quando conversamos sobre esta expansão do porto e a criação de novas ferrovias. Na ocasião eles nos solicitaram que pudéssemos colaborar com a qualificação da mão de obra local. Vejo tudo isso com bons olhos, ainda mais porque sou da Barra do Riacho e tenho um sonho de criança em ver o porto crescer, e com ele a comunidade local", disse.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental