Caminhada de luta contra a Aids chama atenção sobre prevenção e o combate ao preconceito
Para despertar na população a consciência da necessidade da prevenção e combate à Aids e, ao mesmo tempo, o respeito às pessoas que convivem com a doença, será realizada amanhã, 8 de dezembro, a 2ª Caminhada em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids que é lembrado em todo o mundo, no dia 1º de dezembro. O evento, promovido pelas secretarias de Saúde e Educação, da Prefeitura de Aracruz é o ponto culminante do encerramento do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, o SPE, desenvolvido este ano, com 15 escolas da rede municipal de ensino.
A caminhada tem como tema central “Histórias de vida diferentes, mas uma causa comum: lutar contra o preconceito em torno da doença” e terá início na Praça São João Batista às 7h30, passando pela avenida Venâncio Flores, em direção a Praça da Paz, onde se encerra o evento. Mais de mil alunos caracterizados, com cartazes, faixas e bexigas vermelhas vão chamar a atenção dos cidadãos sobre a Aids. Cada escola, também vai preparar um material abordando os assuntos que foram apresentados no SPE, como gravidez não planejada, uso e abuso de drogas ilícitos e lícitas, relações de gênero, respeito às diversidades, violências, AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis, dentre outros.
Por ano, são registrados no país aproximadamente oito mil casos de Aids em jovens de 13 a 29 anos, segundo dados oficiais. O secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa ressalta a importância da caminhada, uma ação estratégica de prevenção que visa reduzir a transmissão do vírus HIV e de outras DST na população jovem e adulta e de combater o preconceito. “A caminhada representa muito mais do que um dia para destacarmos sobre as formas de prevenção e combate à Aids. Que possamos também, neste dia refletir sobre os meios de banir o preconceito e reforçar os aspectos de solidariedade e tolerância às pessoas portadoras da doença”, disse.
Para a secretária de Educação e professora de Ciências, Maria Goretti Moro Gomes, desde a sua implantação na rede municipal, o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, articulando os setores de saúde e educação de Aracruz. “Espera-se com o SPE contribuir na redução da infecção pelo HIV/DST no município e com os índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil). O projeto desperta a consciência dos jovens para um assunto tão importante e que traz algumas consequências que deixam marcas em suas vidas e busca também, a redução do preconceito ao portador de HIV, assim como a conscientização das formas de prevenção da doença”, disse.
O programa Saúde e Prevenção nas Escolas tem como principais objetivos contribuir para a promoção dos direitos sexuais e direitos reprodutivos de adolescentes e jovens; desenvolver ações articuladas no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde; envolver toda a comunidade escolar na promoção de ações em saúde sexual e saúde reprodutiva; contribuir para o enfrentamento da epidemia de HIV/Aids entre adolescentes e jovens escolares e promover a participação juvenil para que adolescentes e jovens possam atuar como sujeitos transformadores das suas realidades.
A AIDS
A “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”, mais conhecida como Aids, ataca o sistema imunológico, responsável pelas defesas naturais do organismo, deixando o corpo vulnerável a outras doenças e infecções. Ela não tem cura, mas tem tratamento que, se seguido corretamente, aumenta a qualidade de vida do paciente.
Para relembrar o combate à doença, a consciência da necessidade da prevenção, o aumento da compreensão sobre a síndrome e, ao mesmo tempo, reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas, foi criado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, pela Assembleia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data de 1º de dezembro. A decisão foi tomada em outubro de 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministro da Saúde.
Há alguns anos, receber o diagnóstico de Aids era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas. Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti e Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- 25ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema) é encerrada com sucesso
- Prefeitura de Aracruz institui o “Dia da Paz e da Gentileza" nas escolas da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz sedia o 2º Seminário de Práticas ADE Piraquê-Açú 2024
- Empreendedoras se reúnem para compartilhar experiências em evento promovido pela prefeitura
- CSA: Prefeitura entrega a maior obra da saúde de Aracruz
- Aracruz se destaca como uma das 10 cidades que mais reflorestaram no Brasil
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada