Fórum das Águas discute sobre mananciais da região na última reunião do ano

Publicado em: 03 de dezembro de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Fórum das Águas discute sobre mananciais da região na última reunião do ano

Apresentação de resultados, troca de experiências e informações marcaram a última reunião do ano do Fórum das Águas, na tarde de ontem (02) na Câmara Municipal. O secretário de Gabinete, Paulo Bottoni contou como surgiu a ideia de se criar um espaço para discussão dos mananciais de Aracruz e região. “Percebemos a necessidade de unir representantes do poder executivo, legislativo, instituições de ensino, empresários, sociedade civil e imprensa para um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para tentar resolver o problema de escassez dos recursos hídricos no município”. A primeira reunião do Fórum aconteceu no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a partir desta data os encontros aconteceram mensalmente, com objetivo de despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Segundo o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, o Fórum é uma oportunidade de buscar soluções para os problemas hídrico-ambientais da região. “Nestas reuniões podemos expressar nossa preocupação e compromisso com o bem estar dos habitantes e garantir o desenvolvimento sustentável do município. A proteção de nossos mananciais constitui uma necessidade vital e uma obrigação do homem com as gerações presentes e futuras”. O Coordenador do Fórum, Felipe Sarmenghi Rangel, apresentou o histórico, o plano de trabalho e atribuições e falou que a criação do Fórum foi uma iniciativa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) visando a preservação e conservação dos recursos hídricos do município. “A bacia hidrográfica está sofrendo com o assoreamento, erosão, desmatamento, lixo no leito, lançamento de esgoto (in natura) e uso inadequado do solo. “Nosso objetivo é recuperar e melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de água para população do município”.

Em seus oito encontros o Fórum discutiu a situação do Rio Piraqueaçu por ser um dos maiores mananciais de Aracruz. O debate ultrapassou as fronteiras do município e despertou o interesse das cidades de João Neiva e Ibiraçu em participar deste trabalho de conscientização e elaboração de medidas para tentar amenizar os problemas que o rio sofre desde a nascente, em Santa Teresa. O assessor técnico do SAAE, Valber Campores, apresentou as ações e conquistas. “O Fórum conseguiu que fossem revistos processos como o de recuperação de áreas degradadas às margens do rio Piraqueaçu; mobilizou a maioria de seus membros para candidatura e composição da plenária do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Centro-Norte; questionou o governo estadual sobre o andamento da implantação da Unidade de Conservação do rio Piraqueaçu, além de diversos membros participantes do Conselho Municipal de Saneamento Básico contribuírem para a elaboração da política e do plano de saneamento do município”.

Entre os participantes, opiniões diversas falaram da relevância da comunidade em aderir a este movimento em prol do bem comum. Sabendo que a água é um recurso natural, único e escasso, ficou clara a importância do envolvimento de todos na preservação de bacias hidrográficas. Carla Cerri Frigini, assessora técnica do SAAE, encerrou apresentando o cronograma de reuniões para o ano de 2011 e ressaltando a importância da participação de todos nos próximos encontros. “ Não deixem de participar das reuniões mensais e sejam multiplicadores dessa iniciativa em prol dos mananciais do município”. Ficou definido para o dia 22 de março de 2011 o retorno do Fórum e da luta em prol do rio Piraqueaçu e da melhoria da qualidade das águas e consequentemente da qualidade de vida da população aracruzense.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: