Projeto Educanvisa promove saúde nas escolas da rede municipal de Aracruz

Publicado em: 08 de dezembro de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Projeto Educanvisa promove saúde nas escolas da rede municipal de Aracruz

Medicamentos e uso racional, automedicação, alimentação e hábitos de vida saudáveis, vigilância sanitária, saúde e educação são alguns dos temas trabalhados, em sala de aula, por professores da rede municipal de quatro escolas de Aracruz que participam do Projeto Educanvisa, um programa do Governo Federal realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, em parceria com a Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Saúde (Semsa) e Educação (Semed).

O projeto prepara os profissionais de educação da rede pública e de vigilância sanitária para que possam disseminar conceitos de saúde que tenham relações diretas com o trabalho da Anvisa, como a prevenção aos riscos associados ao consumo de medicamentos e de alimentos industrializados. Este ano, a proposta do “2º Encontro Educação e Saúde: a dose certa para uma vida saudável” que aconteceu em Brasília (DF), nos dias 01 e 02 de dezembro, foi de compartilhar as experiências de aplicação do projeto e avaliar os resultados alcançados em todo o Brasil.

Estiveram presentes no evento aproximadamente 250 profissionais da área de Saúde e Educação de todo o país, de mais de 20 municípios participantes do Projeto Educanvisa. Também marcaram presença no evento o presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello e a coordenadora nacional do Educanvisa, Maria José Delgado Fagundes. O município de Aracruz se fez presente com os coordenadores municipais do programa, Alexandre Rebuzzi Zucoloto e Adriana Recla, além de dez professores da rede municipal de ensino.

Para a coordenadora do projeto em Aracruz, Adriana Recla, o momento foi de troca de experiências entre os estados e municípios, participantes do Educanvisa. “Foi uma experiência gratificante constatar que os professores de Aracruz souberam introduzir com sucesso os temas de vigilância sanitária dentro da rotina escolar. Os professores enriqueceram as atividades propostas pelo projeto e projetaram Aracruz no cenário nacional”.

A coordenadora destacou ainda a participação dos alunos, pais, comunidade e de toda a equipe escolar no projeto. ”A apresentação dos resultados do projeto na rede municipal de Aracruz ilustrou a relevância dos objetivos do projeto, em especial à interação entre escola e família, através das atividades propostas. Além disso, a comunidade escolar teve a oportunidade de conhecer sobre a importância do uso racional de medicamentos e dos objetivos da vigilância sanitária”, relatou a coordenadora.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Goretti Moro Gomes, em Aracruz, o projeto envolveu 35 profissionais da educação e saúde como multiplicadores e beneficiou, aproximadamente, 500 alunos da rede municipal. “Este ano foram capacitados 35 profissionais da educação e saúde no município e, em média, 500 alunos da rede municipal foram beneficiados. Isso demonstra que os alunos, também, se tornam multiplicadores de conhecimento dentro de suas comunidades. Como os temas são atuais e fazem parte do cotidiano dos estudantes, eles acabam se apropriando dos assuntos. Nesse sentido, as secretarias de Educação e de Saúde parabenizam os profissionais que participaram ativamente e fazem a diferença para o desenvolvimento do Educanvisa no município”, explicou a secretária.

ENTENDA COMO FUNCIONA O PROJETO EDUCANVISA EM ARACRUZ

Em 2009, professores de quatro escolas municipais – EMEF “Luiza Silvina Jardim Rebuzzi”, EMEF “Zenília Varzem Ribeiro”, EMEF “Zilca Nunes Vieira e CMEB “Mário Leal Silva” – participaram em Brasília (DF), da capacitação do Educanvisa através de aulas ligadas à saúde, realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

Este ano em Aracruz, nas quatro escolas participantes do Educanvisa os professores utilizaram recursos para levar aos alunos os temas do projeto como: cartazes, murais com fotos, jogos didáticos, leitura e produção de textos diversos, produção de quadrinhos, palestras, dramatizações e teatro, paródias, pesquisas (com visitas às farmácias, supermercados e comunidade), feira com culminância de exposição de trabalhos, pesquisa na internet e uso do laboratório de informática, vídeos, dentre outras atividades.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: