1ª Feira de Adoção de Cães e Gatos de Aracruz chama atenção para abandono e posse responsável

Publicado em: 10 de janeiro de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
1ª Feira de Adoção de Cães e Gatos de Aracruz chama atenção para abandono e posse responsável

Um ato de amor, conscientização e responsabilidade: atitudes como estas você pode ter no dia 15 de janeiro, participando da 1ª Feira de Adoção de Cães e Gatos, organizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde de Aracruz. A feira acontece das 8 às 13 horas, na Praça São João Batista, no Centro da cidade. Dez cães e sete gatos, retirados das ruas, vítimas de abandono e/ou maus tratos, que receberam do CCZ abrigo e tratamento, agora já podem ser adotados por novas famílias.

Para fazer a adoção, primeiramente, a pessoa tem que mostrar vontade de possuir um companheiro para todas as horas, ter acima de 18 anos e disponibilidade para tratar o novo amigo com muito respeito. Atendendo a esses requisitos, é só se dirigir até o estande montado na praça, com um documento com foto em mãos. Os cães e gatos estarão alojados em gaiolas individualizadas para escolha do adotante que não precisa pagar nenhuma taxa.

Para o secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa, essa feira trata da conscientização e mobilização das pessoas quanto ao número de cães e gatos abandonados. “Muitos estudos comprovam que pessoas que têm um animal de estimação em casa vivem mais e melhor, mas todos os dias vemos muitos cães e gatos abandonados nas ruas e que o Centro de Controle de Zoonoses acolhe até que apareçam pessoas que tenham interesse em adotar um animal. Esta feira chama a atenção justamente a essa questão, ao abandono e à posse responsável, como uma maneira de garantirmos aos animais uma condição de vida digna”, disse.

No ato da adoção, o dono recebe orientações dos profissionais da saúde sobre a posse responsável, cuidados com a alimentação, local apropriado para abrigo, acompanhamento do Médico Veterinário, vacinação, quais as necessidades físicas e ambientais dos animais e principalmente, sobre a responsabilidade para com o animal quando ele envelhecer e caso venha adoecer. Após a adoção, a equipe faz o acompanhamento e avaliação das condições do local onde o animal vive e se ele está sendo bem tratado.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: