Chegada de Estaleiro em Aracruz vai gerar mais de oito mil empregos

Estaleiro será construído próximo ao Porto da Barra do Riacho.
Foi anunciada oficialmente na segunda-feira passada (18), no Palácio Anchieta, a construção do estaleiro Jurong Brasil, em Barra do Riacho, Aracruz. No encontro estavam reunidos representantes da empresa, do governo, empresários e políticos para assinatura do protocolo de intenções que dá a partida para realização do projeto.
Com a assinatura do documento que oficializou o interesse da companhia na construção do estaleiro, serão iniciados os estudos das correntes marinhas para elaboração do projeto de engenharia. As obras deverão ser iniciadas em meados do próximo ano. Antes, a empresa precisa concluir o projeto e aguardar a aprovação do pedido de licenciamento ambiental.
De acordo com o Secretário Estadual de Desenvolvimento, Guilherme Dias, o projeto começa a ser elaborado em duas semanas e a estimativa da empresa é de investir R$ 500 milhões para a construção do estaleiro, no qual serão feitas sondas de perfuração, barcos de apoio, plataformas, além de reparos de navio. “Até meados de 2009, as obras serão iniciadas. A previsão é de dois anos de construção, período durante o qual 3,5 mil operários vão ser contratados, entre eles, pedreiros, ferreiros e engenheiros. Já para entrar em atividades, serão 5 mil profissionais”, disse.
O diretor-regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-ES), Robson Santos Cardoso, disse que a tendência é gerar mais mão-de-obra do que outras empresas já sediadas no Estado quando entrarem em operação. “Para construir um navio e plataforma, por exemplo, precisa de muitos soldadores, caldeireiros, mecânicos e eletricistas”.
Para garantir que a mão-de-obra local seja aproveitada neste e em outros investimentos em Aracruz, cursos de capacitação e qualificação começam a ser realizados a partir do próximo mês. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico (Semde) da Prefeitura de Aracruz, Divaldo Crevelin, serão criadas turmas de 30 alunos, em média, para os cursos que vão ser realizados em parceria com a Federação da Indústria do Espírito Santo (Findes). “Só conseguimos criar uma condição favorável para esses projetos serem implantados no município com investimento no indivíduo, na sua capacitação”, afirmou.
Crevelin ressaltou ainda que a Prefeitura de Aracruz disponibilizou as instalações para que as instituições técnicas comecem, já no próximo mês, a capacitação dos capixabas que trabalharão nas obras civis da construção do estaleiro e do Terminal de Gás Liquefeito (TGLP).
A Jurong Shipyard, empresa do setor naval de Cingapura, é uma grande fornecedora da Petrobrás e a prioridade do estaleiro será a construção de embarcações para atender à demanda interna, principalmente da estatal brasileira.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem