Secretaria de Desenvolvimento Social faz recadastramento do Bolsa Família em Aracruz

Publicado em: 12 de setembro de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Secretaria de Desenvolvimento Social faz recadastramento do Bolsa Família em Aracruz

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds), da Prefeitura de Aracruz, está realizando o recadastramento dos beneficiários do Programa Bolsa Família até o dia 31 de outubro. A atualização dos dados cadastrais deve ser feita de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, na sede da secretaria, que fica na Rua Padre João Bauer, n.º 20, no Centro, próxima ao Shopping Ravenna ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

A relação dos beneficiários que completam dois anos com o benefício e precisam renovar o cadastro, está disponível na secretaria ou pode ser acessado aqui. As pessoas que estiverem listadas devem fazer o recadastramento, caso não façam terão o benefício bloqueado a partir de novembro deste ano, e em janeiro de 2012, os benefícios serão cancelados.

A atualização é realizada periodicamente em todo o Brasil, para garantir que o benefício chegue à parcela da população que mais precisa. Este ano, em Aracruz, das 3 mil e 800 famílias beneficiadas, quase 800 estão com os dados defasados e precisam se recadastrar. “É muito importante que ninguém perca o prazo, pois pode ter o benefício bloqueado”, alerta a coordenadora do Programa Bolsa Família no município, Mariele Kássia Matuchac.

De acordo com a secretária da Semds, Mayone Pontin da Rós, o recadastramento é uma exigência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com o objetivo de fazer o acompanhamento das condicionalidades do programa, feito de forma articulada entre as áreas de Assistência Social, Saúde e Educação. “Os objetivos do acompanhamento é monitorar o cumprimento dos compromissos pelas famílias beneficiárias, como determina a legislação do programa, responsabilizar o poder público pela garantia de acesso aos serviços e pela busca ativa das famílias mais excluídas e vulneráveis, identificar nos casos de não-cumprimento, as famílias em situação de maior vulnerabilidade e orientar ações do poder público para o acompanhamento dessas famílias”.

Os documentos necessários para o recadastramento são: Identidade, CPF, Título de Eleitor (de 18 a 69 anos), Carteira de Trabalho (de todos os membros maiores de 18 anos), último contracheque dos membros que trabalham, Certidão de Nascimento, Casamento ou Divórcio, Certidão de Óbito (caso alguém que esteja no cadastro veio a falecer), Declaração Escolar, comprovante de residência do último mês e declaração assinada pelo dono da casa, quando o talão de água ou energia esteja no nome de outra pessoa, declaração de aluguel ou declaração do agente de saúde de seu bairro. Todos os documentos precisam ser originais.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

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