Campanha quer intensificar exame preventivo em Aracruz
.jpg)
A Campanha de Intensificação da Coleta de Preventivo no distrito de Santa Cruz em Aracruz, visa aumentar a realização de exames preventivos do câncer de colo do útero, conhecido como Papanicolau, na rede municipal de Saúde. A campanha acontecerá na Unidade de Saúde de Santa Cruz, nos dias 13 e 27 de setembro e no dia 11 de outubro das 7h às 16h, com as participações de profissionais da saúde. A iniciativa para a realização da campanha foi da equipe do PSF de Santa Cruz com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação do PSF.
A campanha está sendo promovida por 12 profissionais entre eles: enfermeira, médico, odontóloga e técnicos de enfermagem. De acordo com o Coordenador do PSF, Rodrigo dos Santos Nunes, o objetivo da campanha de preventivos é alcançar a meta da coleta para 2008, que é colher 539 exames preventivos até dezembro deste ano. “A coleta mensal varia de mês a mês porque as mulheres na faixa etária de 20 a 59 anos trabalham fora e não podem comparecer aos postos de saúde em horário comercial. O foco principal da campanha são as mulheres que nunca realizaram o exame, visando com isso aumentar a cobertura das ações preventivas”.
Durante a campanha, a meta a ser atingida são de 60 exames preventivos, divididos em 30 exames para a enfermeira e 30 exames para o médico. A Enfermeira do PSF de Santa Cruz, Bárbara Coradini Lombardi, alerta que todas as mulheres, principalmente aquelas com mais de 30 anos, devem fazer o preventivo. “O câncer de colo uterino, juntamente com o câncer de mama, estão entre as principais causas de mortalidade entre as mulheres brasileiras”, enfatiza. A enfermeira destaca ainda que durante a campanha será realizada palestra e serão fornecidas orientações sobre a importância do exame para prevenção do câncer de colo do útero.
Programa Viva Mulher
Em 1997, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) iniciaram um projeto-piloto de controle do câncer uterino a partir de Curitiba, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Belém e em todo Estado de Sergipe. No ano seguinte, implantou-se o Sistema de Informações de Controle do Câncer de Colo Uterino (Sicolo), importante instrumento de avaliação e planejamento. Neste mesmo período, o Programa Viva Mulher foi estendido a todo o País. O Programa busca a prevenção e tratamentos de mulheres acometidas do câncer de colo do útero.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Aracruz participa do Encontro Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação
- Orçamento Cidadão: projeto da Praça São Sebastião foi apresentado aos moradores da Barra do Riacho
- Aracruz marca presença no 1° encontro do Ciclo de Gestão do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Alistamento Militar deve ser feito até o dia 30 de junho
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 12ª Chamada
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 60ª Chamada
- Ação Cidadã: Pessoas em situação de rua recebem atendimentos no Mercado Municipal
- Protocolo de Prevenção e Enfrentamento à Violência Escolar é lançado em Aracruz
- Projeto Ler o Mundo chega a Aracruz para implantar biblioteca na escola
- Polo UAB de Aracruz recebe alunos de licenciatura em Letras para aula inaugural