SEMSA participa da 1ª Semana de Saúde do Homem Portuário

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), irá participar, entre os dias 25 a 29/8, da 1ª Semana de Saúde do Homem Portuário. Trata-se de uma ação promovida pelo Órgão de Gestão de Mão de obra do Trabalho Portuário Avulso do Porto Organizado do Estado do Espírito Santo (OGMO-ES), com apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Portocel, da Comissão de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (CPATP) 2014/2016 e de outras instituições – Sindiopes, Intersindical da Orla Portuária, Codesa, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e Sest/Senat.
Na ocasião, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem da Atenção Primária e Secundária da Secretaria de Saúde, estarão realizando atividades como testes rápido, aferição de PA, testes de glicemia, além de orientações sobre hipertensão, diabetes e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs/Aids).
Em Aracruz o atendimento ocorrerá na própria sede da Portocel, na Barra do Riacho, das 12h às 13h30, horário de almoço dos estivadores, que são os trabalhadores de porto, responsáveis por carregar e descarregar os navios.
De acordo com a Coordenação do Programa de DST/Aids e HV, serão atendidos durante a campanha, em média, 100 funcionários por dia, que também receberão panfletos com informações sobre o programa e preservativos.
Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (SIPATP)
Está em sua 14ª edição a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (SIPATP). Ela é realizada anualmente pelo Órgão de Gestão de Mão de obra do Trabalho Portuário Avulso do Porto Organizado do Estado do Espírito Santo (OGMO-ES), e desde 2013, o evento é itinerante, com ações nos portos capixabas. A novidade para este ano é a realização da 1ª Semana de Saúde do Homem Portuário integrada à 14ª SIPATP.
Com o tema “A vida é nossa carga mais preciosa. Uma boa dose de consciência nos ajuda a não perder a medida!”, a SIPATP neste ano contará com atividades como o Circuito Saúde e o Comando de Saúde do Homem Portuário. Serão realizadas abordagens de saúde e segurança em toda comunidade portuária.
De acordo com a engenheira de segurança do trabalho da OGMO-ES, Mariana dos Reis Ribeiro, o trabalho portuário requer aprimoramento contínuo para desenvolver as atividades com eficiência e segurança. Para isso são promovidos cursos e treinamentos teóricos e práticos para seus Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs), tais como o Treinamento para Padronização dos Sinais para Movimentação de Carga.
Além da sinalização, os 1.395 TPAs treinados, foram instruídos quanto ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e dispositivos para amarração e movimentação de carga, como cabos de aço, cintas e correntes.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunica.aracruz@gmail.com
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Serviços de limpeza continuam nos bairros de Aracruz dentro do cronograma
- Desenvolvimento Social publica a 36ª chamada do Edital nº 001/2023
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Arraiá do CAPS II celebra a vida, o cuidado e a inclusão com muita alegria e humanização
- Expo Aracruz: Chamamento Público para vagas remanescentes para comércio, produtos e serviços
- Saúde alerta para número de pacientes que faltam em consultas e exames médicos
- Educação divulga a 12ª Chamada Emergencial Extraordinária do Edital nº 005/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 003/2024: Educação divulga a 7ª Chamada
- Festival de Vôlei vai movimentar a Praça da Paz com atletas de todas as idades neste sábado (19)
- Expo Aracruz: Prefeitura publica Resultado Final do Edital N.º 17/2025