Secretaria de Saúde preocupada em reduzir e controlar a deficiência nutricional de vitamina A
O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A consiste na suplementação profilática medicamentosa para crianças de seis meses a 59 meses de idade (quatro anos e nove meses), além de mulheres no pós-parto por não atingir, pela alimentação, a quantidade diária necessária para prevenir a deficiência dessa vitamina no organismo.
Preocupada em reduzir e controlar a deficiência nutricional de vitamina A, um problema de saúde pública considerado moderado, a Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz disponibiliza as doses da vitamina em todas suas unidades de saúde. Desta forma, é necessário que todos os pais e responsáveis procurem as unidades de seu bairro no horário das 7h às 16h para receberem a dose da vitamina.
Crianças que passam a consumir outros alimentos, além do leite materno, a partir do sexto mês, precisam de quantidades adequadas da vitamina, que é essencial para o crescimento e o desenvolvimento saudável. De acordo com o Ministério da Saúde, a reserva adequada de vitamina A em crianças auxilia na redução em 24% da mortalidade infantil e 28% da mortalidade por diarreia.
Todas as pessoas necessitam da vitamina A para proteger sua saúde e visão, porém, alguns grupos populacionais, pelas características da fase da vida em que se encontram, necessitam de uma atenção especial por serem mais vulneráveis à deficiência de vitamina.
Deficiência de vitamina A
A deficiência de vitamina A é a principal causa de cegueira evitável. Sua suplementação oral constitui-se na estratégia mais eficaz para provê-la em indivíduos com riscos para a deficiência.
Ela é um micronutriente encontrado em fontes de origem animal (retinol) e vegetal (provitamina A). Entre os alimentos de origem animal, as principais fontes são: leite humano, fígado, gema de ovo e leite.
A provitamina A é encontrada em vegetais folhosos verdes (como espinafre, couve, beldroega, bertalha e mostarda), vegetais amarelos (como abóbora e cenoura) e frutas amarelo alaranjadas (como manga, caju, goiaba, mamão e caqui), além de óleos e frutas oleaginosas (buriti, pupunha, dendê e pequi) que são as mais ricas fontes de provitamina A.
Medidas importantes de prevenção da deficiência de vitamina A
Confira abaixo algumas das medidas mais importantes que podem ser usadas na prevenção da deficiência de vitamina A:
Promoção do aleitamento materno exclusivo até o 6º mês e complementar até 2 anos de idade ou mais com a introdução dos alimentos complementares em tempo oportuno e de qualidade.
Promoção da alimentação adequada e saudável, assegurando informações para incentivar o consumo de alimentos fontes em vitamina A pela população.
Suplementação profilática periódica e regular das crianças de 6 a 59 meses de idade, com megadoses de vitamina A.
Suplementação profilática com megadoses de vitamina A para mulheres no pós-parto imediato (puérpera), antes da alta hospitalar
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento