I Encontro de Formação do PNAIC 2016 é realizado na Matriz São João Batista

Entre 18h30 e 21h30, do dia 03 de novembro, foi realizado o evento com mais de 100 professores que atuam do 1º ao 3º ano na rede municipal, além de pedagogos, técnicos da Secretaria de Educação. O I Encontro de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi organizado pela coordenadora municipal do Pacto, Raldinéia Marin Sarmenghi, e as professoras orientadoras Viviane de Souza Reis, Marineusa Pimentel, Karina Faustini e Eliane Bianchi Loureiro Gomes.
A abertura do encontro contou com a apresentação da Orquestra de Cordas da Semed, sob a regência do maestro Lucas Delles e com a participação dos alunos da EMEF Marechal Costa, EMEF Luíza Silvina Jardim Rebuzzi, EMEF Zilca Nunes Vieira Bermudes, EMEF Placidino Passos e EMEF Ezequiel. Em seguida, aconteceu a apresentação do momento literário, realizado pela professora Deiziluce R. Ghisolphi, da EMEF José Marcos Rampinelli, com a apresentação do Conto” Senhor Palha” extraído do livro das Virtudes. A professora emocionou o público com o relato do projeto que tem sido desenvolvido nos últimos cinco anos.
A abertura oficial foi feita pela secretária de Educação, Acácia Gleci Texeira do Amaral, que destacou com grande alegria o compromisso que o município tem com a educação e com a promoção de uma alfabetização até os oito anos. Em seguida convidou a professora Adriana Recla, doutora em Língua Portuguesa, para falar sobre o tema “Estratégias de Leitura no Ciclo de Alfabetização”. A palestra teve como objetivo ampliar as discussões sobre como o trabalho com a leitura acontece na escola, de modo a colaborar com a melhora das práticas docentes que já vem sendo realizadas.
A palestrante destacou que hoje há um deslocamento da pergunta “O que o texto significa para “Como um texto significa” frisando que para uma compreensão global do texto se faz necessário fazer inferências, levantar hipóteses, potencializar o conhecimento prévio, além do conhecimento e contato com os mais diversos gêneros. A leitura exige do leitor inúmeras habilidades que só podem ser desenvolvidas por meio de atividades que levem o aluno a se posicionar com o sujeito-leitor. Assim, cabe a cada professor promover o envolvimento dos alunos nas práticas de leitura que desenvolve, sempre tendo claro o objetivo que se quer alcançar.
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