Seminário fortalece associação de catadores de materiais recicláveis no Estado
O fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis foi um dos objetivos do seminário “Situação produtiva dos catadores de materiais recicláveis frente a aplicação do TCA 01” realizado na manhã desta quarta-feira (30), no auditório da Estel, promovido pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). Essa ação é mais uma entrega do Projeto Catadores de Materiais Recicláveis, resultado do convênio nº 782753/2013, firmado entre o Governo Federal, por meio da SENAES/MTE e a Aderes.
O prefeito Jones Cavaglieri esteve presente e destacou a importância do 3º setor para o desenvolvimento do município e região. “Este setor vem adquirindo crescente importância econômica por sua expansão como geradora de emprego e renda e principalmente pela ampliação de seu papel social”.
Na ocasião também estiveram presente o diretor da Aderes, Edilson Rodes, o prefeito de Ibiraçu, Eduardo Zanotti, os secretários municipais de Meio Ambiente, Wagner Carmo, de Obras e Infraestrutura, Wellington Giacomin e Transportes e Serviços Urbanos, Luiz Fernando Meier, servidores municipais e representantes da associação de catadores.
Segundo Edilson Rodes o governo está animado com o projeto de fortalecimento dos catadores de materiais recicláveis e com as parcerias com as prefeituras. “Os catadores estão sendo reconhecido no nosso país. O trabalho realizado pelas associações de catadores de materiais recicláveis do Espirito Santo estão gerando uma renda de R$800 mil/mês, sendo que esse valor é resultado de apenas 6% da coleta seletiva do Estado. Tomem esse serviço como um negócio. Sejam gestores dos seus negócios”.
“O trabalho realizado pelos catadores além de ser gerador de renda está colaborando para prolongar a vida no planeta. O governo está olhando com atenção para o 3º setor, por isso se empenhem cada vez mais e que tenham êxito nesse desafio”, ressaltou Cavaglieri.
O trabalho das 72 associações de catadores de materiais recicláveis no Estado representam uma economia de R$150 mil/mês para as prefeituras. São mil toneladas/mês de materiais transformado em produto comercial e retirado de aterros sanitários.
O seminário serve para conhecer que tipo de resíduo sólido é produzido em cada região, a quantidade que é produzida e o mapa de risco de cada associação local. As oficinas pretendem ainda reunir prefeitos municipais, promotoria pública e associações de catadores, para analisar e discutir conjuntamente a política de resíduos sólidos e meio ambiente, com todas as orientações e prevenções que fazem parte da atividade dos catadores.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- SAAE firma parceria para modernizar e ampliar Estação de Tratamento de Esgoto do Piranema
- Mutirão oferece 100 vagas para emissão de identidade em Aracruz
- Comunicado: EDP realiza substituição de postes e altera trânsito neste domingo (13)
- Dia do Católico Aracruzense: Show de Ramon & Rafael levará mensagens de fé, esperança e gratidão
- Compra Direta de Alimentos (CDA): novas cestas serão distribuídas nesta sexta-feira (11)
- Nossocrédito celebra 21 anos fortalecendo pequenos negócios e transformando histórias
- Prefeitura de Aracruz entrega títulos de legitimação fundiária a moradores dos bairros São Marcos e Nova Conquista
- Coqueiral celebra 50 anos com dois dias de programação musical
- Robô desenvolvido pela Ufes chega no CAPSi e Serdia para apoiar terapias de crianças com TEA e Síndrome de Down
- Prefeitura abre inscrições para a Feirinha no dia 14