'Fórum Permanente das Águas' discute recuperação das margens do Piraqueaçu
Aconteceu na semana passada a segunda reunião do ''Fórum Permanente das Águas'', no auditório da Unimed, na Sede, onde representantes do poder executivo, legislativo, instituições de ensino, empresários, sociedade civil e imprensa demonstraram o interesse em resolver o problema da escassez dos recursos hídricos no município. O Diretor do SAAE, Paulo Bottoni, expôs sua experiência à frente do órgão que administra o abastecimento e enfatizou a importância da recuperação das margens do Rio Piraqueaçu: “Nosso objetivo com essa recuperação é de melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de água para população do município”.
Na reunião, foi detalhado o histórico desde 2006, quando a expansão do Porto da Barra do Riacho resultou no desmatamento de dois hectares de vegetação nativa. Agora, em atendimento a legislação vigente, o IEMA determinou que fossem recuperados 12 hectares às margens do Piraqueaçu. Também foi explanada a responsabilidade de fiscalização do plantio e manutenção das árvores que, segundo informações de proprietários locais, a recuperação começou mas logo foi abandonada. Bottoni mostrou imagens do rio próximo ao ponto de captação da água para a Sede, onde hoje era para ter uma floresta em formação. Após constatar a prioridade, foi escolhida uma comissão presidida pelo representante do IFES, responsável por buscar informações junto ao IDAF sobre a atual situação e retomada deste plantio perdido.
O coordenador do SAAE, Adimer Tonon, falou sobre a necessidade de realizar um processo eleitoral para composição do Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH) Litoral Centro Norte do Espírito Santo. “O Comitê é um colegiado organizado democraticamente para gerenciar a água de forma descentralizada, integrada e com a participação de todos os membros de uma sociedade que estejam envolvidos diretamente e localmente com a utilização da água. O CBH Litoral Centro Norte do Espírito Santo é formado pela junção das bacias dos rios Jacaraípe, Reis Magos, Piraqueaçu e Riacho”.
Tonon explicou ainda que o comitê será formado por integrantes do poder público, usuários e sociedade civil organizada e terá a finalidade de propor a definição da qualidade da água em classes de uso, apreciar, aprovar e acompanhar a execução do Plano da Bacia Hidrográfica, estabelecer mecanismos administrativos de cobrança pelo uso da água, arbitrar os conflitos relacionados aos Recursos Hídricos na bacia hidrográfica e definir os investimentos que serão implementados com a aplicação dos recursos da cobrança.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento