Reaproveitando águas pluviais: 770 alunos do CMEB Álvaro Souza são beneficiados com projeto de educação ambiental

Na manhã desta sexta-feira (29/06) a quadra poliesportiva do CMEB Álvaro Souza recebeu uma cerimônia de lançamento do projeto de Educação Ambiental para Comunidades (PROJEA). Intitulado: “Produzindo água... respeitando o meio ambiente”, o projeto visa o reaproveitamento das águas pluviais. Trata-se de uma ação da empresa Produtos Químicos Aracruz S.A. (PQA), em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Educação (SEMED) e Meio Ambiente (SEMAM).
Na ocasião estiveram presentes os Gerentes Márcio Antônio Borba (Operacional), José Luiz de Jesus Pereira (Industrial), a Consultora Ambiental Marjore Boldrine (PQA), as diretoras Sueli Viana Gonçalves (Infantil) e Andréa Moreira da Silva Dias (Fundamental), o Gerente do Setor de Gestão da SEMED, Leonardo Reis Milagres e lideranças comunitárias.
No início da cerimônia a Consultora Ambiental Marjore Boldrine explicou aos alunos como funcionará o projeto na escola. “Nessa grande cobertura da quadra foram instaladas calhas em suas bordas que escoarão as águas das chuvas para um grande reservatório. Posteriormente essa água é bombeada para uma caixa menor localizada em cima do refeitório que abastecerá a escola”, comenta.
O Gerente do Setor de Gestão da SEMED, Leonardo Reis Milagres agradeceu o apoio da PQA. “Obrigado por terem nos procurado. Isso ajudará bastante todos esses alunos. O que estamos vendo aqui é o verdadeiro movimento de uma escola, coisa viva. Essa festa é de vocês, aproveitem”, comemora.
O Gerente operacional da PQA Márcio Antônio Borba comentou sobre o projeto e sua origem. “Esse projeto nasceu de uma condicionante do IEMA. Nós não nos preocupamos com a questão dos custos, por que isso pouco nos interessa hoje, diante da imensa satisfação que é poder executar esse trabalho, pois estamos tratando diretamente de crianças, que nos dão esperanças de viver em um país melhor”, diz.
Os benefícios para a escola
As diretoras Sueli Viana Gonçalves (Infantil) e Andréa Moreira da Silva Dias (Fundamental) comemoram bastante toda estrutura montada na escola e falaram dos benefícios para os 770 alunos da escola. “Em quinze dias a PQA concluiu os trabalhos. Além da instalação das calhas e caixas dágua, ainda ganhamos um novo abrigo para os bebedouros, permitindo que eles sejam usados mesmo debaixo de chuva. Também foram feitos pequenos reparos na parte elétrica e isolamento de encamamentos velhos. Com esse reaproveitamento, a escola diminuirá bem seus gastos, pois tanto o pátio, quanto os banheiros poderão ser lavados com essa água que ainda aguará nossa horta.”, dizem.
CONFIRA MAIS FOTOS
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz