Secretaria de Saúde de Aracruz esclarece a população sobre meningite

Publicado em: 24 de outubro de 2008
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Secretaria de Saúde de Aracruz esclarece a população sobre meningite

O serviço de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde (Semsa) esclarece à população que os casos de meningite identificados no município, não caracterizam surto ou epidemia, porque apresentam número de ocorrências consideradas toleráveis para este período do ano. Segundo o Gerente de Vigilância e Saúde da Semsa, Vicente Viziolli, a situação só é definida como epidemia quando há o registro de pelo menos 10 casos por cada grupo de 100 mil habitantes.

O gerente explicou que um surto é caracterizado em função da quantidade de casos no mesmo período, mesmo local, número de pessoas infectadas em relação aos habitantes e o agente etiológico (bactérias, fungos e vírus). “Este ano, foram confirmados 14 casos de meningite no município. Sendo seis de causa viral e três casos com meningite meningocócica, ocorrendo um óbito. O número de ocorrência está dentro da média anual, que costuma girar em torno de 15 casos", explicou.

Em todos os casos de meningite meningocócica, a Semsa já realizou a quimioprofilaxia, procedimento indicado por ser o uso de um antibiótico quimioterápico que previne o desenvolvimento da doença em familiares e em pessoas que mantiveram contato mais íntimo com os doentes. As vacinas que previnem algumas formas de meningites estão disponíveis no calendário básico de vacinação da criança, como: BCG e Tetravalente. A vacinação em massa só é realizada quando há surto ou epidemia, o que não é o caso de Aracruz.

Para a Secretária de Saúde, Juliana Soneghet Baiocco Louzada, a orientação que é feita junto à população é de procurar imediatamente atendimento médico quando surgirem os sintomas característicos da doença, como febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos em jato, convulsões, manchas vermelhas na pele e rigidez na nuca. "É a rapidez no diagnóstico e no tratamento adequado que garantem a recuperação e o sucesso na evolução do caso", disse a secretária.

Compartilhe em suas redes sociais: