Quase 50 famílias atendidas durante ação do Cadastro Único em Santa Rosa

Na última sexta-feira (08), em uma ação da Prefeitura de Aracruz por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Trabalho (SEMDS), a equipe do Cadastro único esteve na Unidade de Saúde de Santa Rosa para realizar o cadastro e a atualização de famílias no programa para a disponibilização dos programas sociais.
Ao todo 46 famílias compareceram na ação, todas com uma média de composição familiar em torno seis pessoas. Através da inserção dessas pessoas, o governo disponibiliza, a partir do perfil dos usuários, benefícios como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Identidade Jovem, descontos em tarifas de luz, isenção em taxas de concurso, entre outros.
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Em Aracruz cerca de 11 mil famílias estão inseridas no Cadastro Único.
De acordo com a coordenadora Rosimery Terra Rosário, o cadastro único/bolsa família, possui uma agenda anual de ações itinerantes, com o objetivo de atingir o publico alvo, que são as famílias em extrema pobreza. Ela destaca que a divulgação feita nas comunidades é importante para cativar a população e inserir essas pessoas no cadastro único e assim serem beneficiadas.
“A mais importante questão é dar oportunidade a essa população que se encontram na extrema pobreza, apresentando o cadastro único para essas pessoas conhecerem, e assim serem beneficiadas com os programas sociais que são oferecidos pelo governo”, disse a coordenadora.
Cadastro
Para as famílias que desejam ser inseridas dentro do Cadastro Único, é preciso ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Para as pessoas que possuem alguma dificuldade de ir até o ponto de cadastramento, a SEMDS realiza ações itinerantes durante o ano para realizar a ação, com funcionários indo até as famílias. Para as pessoas com problemas de saúde e acamadas, uma visita domiciliar pode ser agendada, para que um assistente social e um agente cadastrador possa ir ate a residência.
É preciso levar a declaração do Agente de Saúde, documentos originais de todos os moradores da residência e declaração escolar do filhos de 06 a 17 anos e rescisões de contrato de trabalho dos últimos 12 meses de quem trabalhou.Vale lembrar que todas as pessoas que recebem BPC, devem o quanto antes atualizar ou se cadastrar para não correr risco de terem bloqueados ou cancelados seus benefícios.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Casa Rosa recebe mães e gestantes para o Projeto Ytxy Porã – “Mãe Zelosa”
- Futebol de salão em Aracruz está de volta após 11 anos
- Executivo Municipal aguarda aprovação do novo projeto de Lei da Gestão Democrática do Ensino Público Municipal de Aracruz
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde