Prefeitura de Aracruz participa de Seminário para discutir investimentos e desenvolvimento do Estado
Na manhã de ontem (26), na Praça de Alimentação do Shopping Oriundi, representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e das Secretarias de Planejamento Estratégico (Sempe) e Desenvolvimento Econômico (Semde) da Prefeitura de Aracruz participaram da primeira edição do projeto Seminários Regionais promovido pelo Comitê Temático Rede de Cidades do Espírito Santo em Ação e a Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região (Amear). O evento teve como objetivo verificar as ações locais existentes e qualificar as instituições regionais, em especial as empresariais, no sentido de atuar na construção coletiva de condições para desenvolvimento das respectivas regiões, sempre tendo como base o Plano de Desenvolvimento Espírito Santo 2025.
Participaram do evento autoridades locais, associações empresariais de Aracruz, além de empresários. A abertura do seminário foi realizada pelo Coordenador do Comitê Temático Rede de Cidades do Espírito Santo em Ação, Antônio Carlos Brandão e pelo presidente da AMEAR, Antônio Eugênio Cunha. Brandão explicou como surgiu a ONG Espírito Santo em Ação, explicou a missão, visão e estrutura da organização, falou sobre o fortalecimento do movimento empresarial e os benefícios que isso pode trazer para o estado.
A reunião contou com apresentações sobre legislação, investimentos e desenvolvimento do Estado. O primeiro palestrante, o advogado Érico Andrade, falou sobre a lei do saneamento. “O estado vive hoje um novo momento. Grandes empreendimentos estão se instalando no Espírito Santo, por isso é necessário que governo e população trabalhem juntos contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e para melhoria na qualidade de vida da população”.
Em seguida, o presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Paulo Ruy Valim Carnelli ministrou a palestra “Investimentos para Universalização do Saneamento”. Carnelli mostrou dados do saneamento básico no Brasil e relatou fatos recentes e importantes sobre o assunto. “Apenas 32% do esgoto é tratado corretamente no país. Não existe estratégia para enfrentamento deste problema no Brasil”. O presidente da Cesan mostrou também a evolução do atendimento em água e esgoto no estado e ressaltou que o não tratamento do esgoto é um freio para o crescimento do município.
As duas últimas apresentações ficaram por conta do presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-ES), Geraldo Carneiro e do Diretor da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES) que falaram sobre a atuação e contribuição dessas instituições para o desenvolvimento do Estado. Após as apresentações foi aberto um espaço para debate.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo