Prefeitura de Aracruz oferece aulas de yoga via app durante pandemia

Quem costumava fazer aulas presenciais de yoga antes do isolamento social ganhou uma alternativa para manter o corpo e a mente em equilíbrio neste período de pandemia. A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semesp), que já oferecia aulas presenciais, está agora disponibilizando a atividade via aplicativo de conversas.
Segundo a instrutora de Yoga Nadja Angra Godoi, as aulas através do aplicativo começaram na primeira semana de abril. “Surgiu a preocupação em não deixar nossos alunos ficarem sem aulas nesse período de isolamento social. Assim, posto os vídeos curtos, com aulas práticas para iniciantes, com a regularidade de um vídeo por semana. Sou eu mesma que faço o material, nada muito elaborado e nem demorado. A ideia é manter os alunos com a mente e o corpo habituados à prática”.
Como o canal é aberto, os alunos podem interagir e esclarecer dúvidas. “Eu consigo ter o retorno de alguns deles, com fotos e comentários, mas atingimos um número maior de praticantes, pois nem todos interagem”, conta a instrutora. Segundo Nadja, os dois grupos com cerca de 56 alunos cada, totalizando 112 alunos, já existiam. “Estes grupos são criados assim que formamos as turmas para as aulas presenciais, logo após as inscrições, sendo renovado a cada ano”. Mas, agora, as turmas ganharam esta nova modalidade de prática e interação.
Diante do isolamento social provocado pela situação de emergência, a instrutora sugeriu a iniciativa. “Eu sou educadora física e por já postar nas redes sociais as minhas demais atividades, sugeri essa proposta, que foi acolhida pelos praticantes”. Ela percebeu uma boa aceitação da proposta entre os alunos. “Avalio o interesse e o efeito positivo da postagem solicitando fotos referentes à prática e recebendo os comentários de agradecimento”, relata.
A Semesp irá criar um outro grupo para pessoas que não estavam inscritas nas aulas presenciais e têm interesse em começar a atividade através do aplicativo, neste primeiro momento, durante a pandemia. Quem desejar fazer parte é só procurar a secretaria, através do número (27) 3270-7084, e deixar o contato para ser inserido no grupo de Yoga Social.
A estudante e estagiária Elisângela Candido Meira, 35 anos, participa das aulas de yoga promovidas pela PMA há dois anos. Segundo ela, a prática lhe trouxe melhoras psicológicas e físicas. “Amo fazer yoga. É uma maravilha. Eu estou gostando das aulas pelo aplicativo”.
Edna Maria Trevellim Mantovani, 57 anos, declara que as aulas virtuais são eficientes e criativas. “É uma oportunidade pra quem não pode participar das aulas presenciais”, explica a dona de casa que já está no projeto desde o ano passado. Para a aluna, as lições de yoga proporcionam tranquilidade, além de aliviar dores e ansiedade. “Dá força e equilíbrio para mente e corpo”.
Público
Segundo a instrutora, o yoga é para todas as idades e pode ser praticado por qualquer pessoa. “Nas turmas do projeto da prefeitura, atualmente, os interessados são jovens e adultos na faixa etária da terceira idade”.
As aulas presenciais acontecem no salão da Semesp, no antigo Teatro Municipal, e atendem a uma média de 120 alunos, sendo 60 por turno (matutino e vespertino).
Linhas do Yoga
Várias são as linhas de trabalho do yoga. São elas: Ashtanga Yoga, Power Yoga, Yoga Integral, Iyengar Yoga, Hatha Yoga, Kundalini Yoga e Raja Yoga. Para os alunos do projeto da Semesp, a instrutora trabalha com o Hatha Yoga, considerado o yoga clássico, que utiliza posturas básicas e em menor número. Existem mais pausas e momentos de relaxamento ao longo da aula. Essa linha é indicada para iniciantes e pessoas mais tranquilas e trabalha o alinhamento, o equilíbrio e a respiração.
De acordo com a instrutora, essa linha segue a filosofia que mais se assemelha com a área da profissão dela, a educação física. “Temos movimento, flexibilidade, força e equilíbrio, ou seja, damos ênfase às habilidades motoras”, afirma Nadja Angra Godoi.
Benefícios do Yoga
O yoga atua sobre o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam no controle do estresse, da ansiedade, no alívio às dores na coluna e na melhoria do corpo como um todo. Além disso, facilita o processo de emagrecimento, aumenta a disposição física e promove o equilíbrio e a sensação de bem estar.
Segundo Nadja, a atividade contribui para a busca do autoconhecimento e auxilia no processo de controle mental para enfrentar as circunstâncias do dia a dia. “Você trabalha a união do corpo e da mente através de movimentos, posturas e da respiração, te trazendo equilíbrio e consciência para o controle de males da alma, promovendo assim maior bem estar”, conclui a instrutora.
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz
- Esporte realiza Festival Solidário de Basquete neste sábado (10) na Praça da Paz
- Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira
- Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Programa Saúde na Escola: crianças do Cmei Donatila Coutinho participam de conversa sobre prevenção da violência e exploração sexual infantil