Profissionais discutem políticas para o município no I Fórum Aracruzense de Educação Física
Nesta quarta-feira (01), profissionais e estudantes de Aracruz estiveram reunidos I Fórum Aracruzense de Educação Física. A data para o encontro foi escolhida em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física. No auditório da EMEF Placidino Passos, em torno de 100 participantes assistiram as palestras de profissionais renomados, como a técnica da seleção brasileira de ginástica rítmica, Mônica Queiroz. Durante uma mesa redonda com os palestrantes e outros convidados, também foi possível discutir novos caminhos para a atividade no município.
O primeiro palestrante do dia foi o professor e ex-secretário da Prefeitura de Vitória, Guilherme Filgueiras de Carvalho, que falou sobre "Esporte Participação". "De uns anos para cá, o esporte de comunidade tem perdido muitos espaços. É preciso dar sequência àquilo que a criança começa dentro da escola. É preciso investir no esporte comunitário, não para formar atletas de alto rendimento, mas para possibilitar que as pessoas voltem a praticar esportes e influenciem outras pessoas."
Em seguida, a técnica Mônica Queiroz palestrou sobre a detecção de talentos esportivos e ressaltou que um dos maiores problemas é o fato das crianças serem avaliadas por profissionais despreparados, o que dificulta o diagnóstico das habilidades dos alunos. "A formação acadêmica dos profissionais de Educação Física não dá embasamento para se fazer essa detecção. No futebol é muito comum a figura do olheiro, mas em outros esportes, não. Isso faz com a detecção fique nas mãos da família, dos professores da escola, que não têm preparo."
Mônica esclareceu ainda que muitos fatores influenciam no desenvolvimento de um atleta de alto rendimento: "Tem o potencial genético, o início do treinamento no momento certo, e também o meio em que a criança vive, já que ninguém mora numa cápsula no espaço que é depositada na Terra só na hora do jogo." E lembrou também da diferença do trabalho de acordo com o objetivo pretendido. "Há muita confusão entre os métodos. O esporte de alto rendimento busca resultados, superação. Você não pode ter essa cobrança quando o objetivo é a participação ou a educação", explicou.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento