Representantes da Prefeitura participam de Oficina sobre Gestão Contábil e Financeira da Saúde

Publicado em: 03 de setembro de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Representantes da Prefeitura participam de Oficina sobre Gestão Contábil e Financeira da Saúde

Ontem (02/09), o secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa, o procurador Geral do Município, Wagner Carmo, a gerente Financeiro (Fundo Municipal de Saúde), da Secretaria Municipal de Saúde, Erica Matos Pajehu Loureiro participaram da “Oficina de Gestão Contábil e Financeira da Saúde no Município”, realizada pelo Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems). O público alvo foram os secretários Municipais de Saúde, de Finanças, Técnicos da Secretária e Assessoria Jurídica. O evento teve início ontem (02) e terminou hoje (03) a tarde, em Guarapari.

A abertura do evento contou com a participação do Coral Guarani, da Aldeia Três Palmeiras do município de Aracruz. Ao todo 228 pessoas se inscreveram no encontro que abordou dentre os temas, a forma correta de utilização dos recursos do Sistema Único de Saúde, a operacionalização dos blocos (recursos) de financiamento e sobre o Fundo Municipal de Saúde que deve prestar contas ao Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES). Para o secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa, “o encontro foi muito importante para adquirir novos conhecimentos sobre a aplicação de recursos, entender sobre a distribuição de renda (recursos federais) e se aprofundar mais nas Leis e Portarias que regem a saúde pública, que foram abordadas de forma ampla na oficina”, disse.

O presidente do Cosems e secretário municipal de saúde de Vitória, Luiz Carlos Reblin, destacou que a oficina foi realizada para debater profundamente a temática de recursos e as funções do gestor. “Este é um espaço para fortalecimento das secretarias municipais. O colegiado tem que estar unido para termos forças para apontar os problemas e as soluções, para que a Saúde seja direcionada da forma mais coesa possível, respeitando é claro, as diferenças de cada região”, disse o presidente do Colegiado que existe há 22 anos. Todo o mês, o Cosems realiza uma Assembleia Ordinária com os secretários de saúde dos municípios.

Hoje, último dia do evento, a coordenadora do Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Stela Maria Pacheco e a assistente social da Atenção Básica da Secretaria de Educação (Semed), Alda Lívia Vaillant apresentaram aos participantes da oficina, o Programa “Saúde e Prevenção nas Escolas” (SPE), desenvolvido pelo Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, em conjunto com a Semed, da Prefeitura de Aracruz. O programa conta hoje com aproximadamente 80 integrantes, entre professores, diretores, alunos e profissionais da saúde da área em que a escola pertence. Tem por objetivo promover a redução da vulnerabilidade de adolescentes e jovens às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), ao abuso de drogas lícitas e ilícitas e a gravidez não planejada, por meio da articulação de ações no âmbito das escolas e das Unidades Básicas de Saúde (UBS), visando uma saúde sexual e reprodutiva.

SAÚDE INDÍGENA

Aracruz é o único município do Estado do Espírito Santo com aldeias indígenas. São sete aldeias, entre Guarani e Tupiniquim, compostas por 742 famílias, o que corresponde a aproximandamente 3.022 mil habitantes. Para atender essas famílias, o município conta com quatro Unidades de Saúde Indígena, que ficam em Comboios, Caieiras Velhas, Boa Esperança e Pau Brasil e um ponto de apoio localizado na Aldeia de Irajá, além de quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Em 2009, a Secretaria de Saúde não registrou nenhum caso de mortalidade infantil e, do ano passado até agora, foram oferecidas à população indígena 13.885 consultas médicas, realizados 19.151 Pré – Natal, 2.338 exames, 909 atendimentos de Puericultura (acompanhamento da criança quando nasce até os 5 anos de idade) e 751 preventivos, dentre outros serviços prestados. Na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil foram vacinadas 97,8% das crianças, sendo que o Ministério da Saúde preconiza que sejam vacinadas 95%.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: