Desenvolvimento e ampliação do APL de confecção e moda vira tema de reunião em Aracruz

Publicado em: 20 de setembro de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Desenvolvimento e ampliação do APL de confecção e moda vira tema de reunião em Aracruz

Qualificação profissional e aprimoramento das habilidades de gestão são fundamentais para que empresárias, estilistas e costureiras de Aracruz, desenvolvam seus talentos e tornem as suas empresas ou organizações prósperas e de sucesso. Por acreditar, nesse potencial empreendedor do município, na área de confecção e moda, é que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), mantenedora do Projeto Pró-Costura, organizou um encontro na última sexta-feira (17), no Teatro Municipal, com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) e do Instituto Master Brasil de Vitória.

Durante o encontro foram discutidos o desenvolvimento e a ampliação do Arranjo Produtivo Local (APL) e a participação em capacitações na área de confecção, moda e tecnologia. Além disso, o momento foi uma oportunidade para aproximar os empresários de confecção e moda de Aracruz, que possuem diversidade em sua linha produtiva e buscam o fortalecimento do setor no município e consequentemente, no Estado. De acordo com o gerente de Treinamento e Capacitação do Instituto Master Brasil, Vinícius de Carvalho, a primeira coisa para ter sucesso na área de confecção e moda é focar no que se deseja produzir, buscar capacitação para gerir o negócio, trabalhar o produto e sua comercialização. “Hoje o empresário deste ramo, precisa saber qual o público que deseja atingir, qual o ramo de confecção quer ter e melhorar o seu processo de produção, por meio de um plano de negócios que pode ser feito pelo Sebrae”.

Ainda segundo Carvalho, colocar e consolidar uma marca no mercado demora em torno de cinco anos. “Vocês enquanto empresárias de confecção e moda em Aracruz tem um grande filão de crescimento, pois a produção do Espírito Santo, comparado a de outros Estados, é muito baixa. Moda acima de tudo é informação”, explicou o gerente.

Para o secretário da Semde, Divaldo Crevelin, “uma das vertentes do desenvolvimento econômico e social do município, está intimamente ligado a criação e consequentemente, o crescimento do polo industrial de confecção e moda. Para isso, precisamos fortalecer a mão de obra feminina no mercado de trabalho local, para garantir o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do município de Aracruz”.

A empresária e estilista de confecção de roupa feminina e moda praia, Alcilene Dantas Batista, disse que pela primeira vez o poder público municipal demonstrou interesse em investir no pequeno empresário de confecção e moda. “Nunca antes em Aracruz, nós enquanto empresários do ramo de confecção e moda, tínhamos recebido apoio da Prefeitura para sairmos da informalidade e demonstrarmos o poder que este ramo pode ter no município. Além disso, com os cursos que a Semde oferece em parceria com o Sebrae, temos um direcionamento e um incentivo para continuarmos com o nosso trabalho”.

Já para Rosimere Pereira, que tem mais de 15 anos de experiência no ramo de confecção e, é gerente de produção e empresária de facção (do corte ao cabide) de uniformes para escolas e empresas, os cursos ofertados para os empresários estão ajudando muito no crescimento do negócio. “Por meio dos cursos que estou fazendo tenho conseguido administrar melhor o meu negócio. Entretanto, é fundamental que a mão de obra desse ramo de atividade, que é a costureira, também passe por um aperfeiçoamento”, disse.

De acordo com o Coordenador do Pró-Costura, Apolo Bridgestone, é fundamental a criação do APL em Aracruz para o desenvolvimento sustentável, a competitividade no segmento, o fortalecimento da cadeia produtiva e a consequente formação de uma rede de cooperação envolvendo agentes públicos e privados. “Como os APLs são aglomerações de empresas localizadas em um mesmo território é imprescindível que Aracruz apresente uma produção especializada com vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre os empresários de confecção e moda do município, e com outras instituições locais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa, para que dessa forma, crie o seu polo industrial de confecção”, disse.

Visando o aperfeiçoamento dos profissionais do ramo de confecção e moda é que a Semde em parceria com o Sebrae, promoverá até o fim deste ano, os cursos “Programa de Alavancagem Tecnológica”, “Gestão de Qualidade – Parcerias Eficazes” e “Gestão de Qualidade – Visão Estratégicas”. Além de “Encontros empresariais e Rodada de Negócios”.

PROJETO PRÓ-COSTURA

Desde o final de 2009, o Projeto Pró-Costura tem dado uma atenção especial aos profissionais do segmento de confecção e moda, sendo formais ou informais, através de acompanhamento, orientação, cursos e palestras. As costureiras que pretendem ter uma renda fixa, também são entrevistadas e encaminhadas para vagas de emprego. Mais informações (27) 3296-1623.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: