Aracruz é premiada com projeto de Saneamento Básico e Infraestrutura Urbana

Na edição de 2024 do renomado Prêmio Farol do Bem de Sustentabilidade, promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Materiais Elétrico do Estado (Sindifer), o SAAE e as secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Obras e Infraestrutura (Semob), da Prefeitura de Aracruz, alcançaram o segundo lugar em reconhecimento ao projeto “Saneamento Básico e Infraestrutura Urbana - Levando Qualidade de Vida à Comunidade da Baixada Polivalente”. A premiação ressalta iniciativas governamentais que se destacam por seu impacto social, ambiental e contribuição para o bem-estar da comunidade.
A obra de infraestrutura na rua Emílio Rangel e ruas adjacentes, na Baixada Polivalente, contemplou os serviços de pavimentação, drenagem, urbanização, sinalização, segurança viária e iluminação pública e, em toda Baixada Polivalente foram realizadas uma série de interligações no sistema de esgotamento sanitário, incluindo um furo direcional por método não destrutivo sob avenida Ephifânio Pontin passando embaixo do campo do Binão, que possibilitou coletar o esgoto de parte do centro da cidade e do bairro Vila Nova. Todo este esgoto, que antes poluía a baixada polivalente, agora passa pelo devido tratamento na ETE Piranema, despoluindo completamente o Córrego Morobá.
De acordo com o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, as obras resolveram problemas crônicos do bairro. “Os serviços realizados são dos mais esperados pelos moradores. Nosso trabalho tem sido pautado em melhorar a vida das pessoas e o meio ambiente, pois mais do que obras de infraestrutura, estamos investindo em projetos ambientais estruturantes para deixar um legado ambiental para as gerações futuras”.
“Estamos sempre buscando melhorar a qualidade dos serviços públicos e recuperar o meio ambiente promovendo sustentabilidade para a população aracruzense. Esse prêmio é mais um exemplo da dedicação e do esforço empreendido pela equipe do SAAE, que muito nos orgulha. A autarquia segue comprometida em crescer de forma sustentável e ética, levando cada vez mais qualidade de vida para a comunidade. Essa é uma vitória para todo o município. Aracruz é realmente uma cidade que investe no melhor”, afirmou Amadeu Wetler, diretor do SAAE.
“É importante ter em mente que o saneamento básico e meio ambiente são conceitos que estão intimamente ligados, pois implicam diretamente na saúde e na qualidade de vida da população. O saneamento básico está relacionado ao abastecimento, tratamento e distribuição de água, esgoto, coleta e destino adequado do lixo, levando em consideração o bem-estar físico, mental e social dos cidadãos”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira.
O prefeito, Dr. Coutinho, destacou ainda que o prêmio recebido pelo projeto representa o reconhecimento do trabalho que o município desenvolve no sentido de dar qualidade de vida a população e preservar o meio ambiente. “O futuro depende das ações que realizamos no presente. Estamos realizando obras e serviços que melhoram a qualidade de vida das pessoas e do planeta, dentro dos princípios da saúde pública, saneamento e respeito socioambiental”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais