ARSP oficializa reajuste tarifário do Saae Aracruz em nova resolução

Publicado em: 07 de maio de 2025
Texto: Thiago de Barros
Imagem: Comunicação
ARSP oficializa reajuste tarifário do Saae Aracruz em nova resolução

Em mais uma iniciativa que reafirma seu compromisso com a transparência e o diálogo com a sociedade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (Saae) torna público o resultado da Consulta Pública realizada entre os dias 17 e 26 de abril de 2024. A iniciativa é promovida anualmente pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) como parte do processo de reajuste das tarifas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A Consulta Pública é uma ferramenta fundamental de controle social e participação cidadã, permitindo que a população e demais partes interessadas contribuam com opiniões e sugestões antes da definição do reajuste. O processo ocorre em conformidade com o Convênio nº 001/2022, firmado entre a ARSP e o município de Aracruz, tendo o Saae como interveniente, que delega à Agência a regulação, controle e fiscalização dos serviços de saneamento no município.

Após análise das contribuições recebidas, foi autorizado um reajuste linear de 7,89% nas tarifas de água e esgoto para o exercício de 2025.

Investimentos que transformam a vida da população

Muito além da revisão tarifária, a gestão do Saae e da Prefeitura de Aracruz tem priorizado importantes investimentos e estratégicos para cumprir a meta de universalização do saneamento básico, estabelecida pelo novo Marco Legal do Saneamento.

Entre os destaques estão a Estação de Tratamento de Esgoto Sul (ETE-Sul), com investimento de R$ 26 milhões, e da ETE Jacupemba, com valor de R$ 17 milhões. Esses empreendimentos, somados à construção de redes coletoras e estações elevatórias, permitem um salto histórico na cobertura de esgotamento sanitário: de 33% para 93% até o fim de 2024, garantindo mais saúde, dignidade e qualidade de vida à população.

No setor de abastecimento de água, também houve avanços significativos, como a operação da nova captação e adutora de Guaraná, diretamente beneficiadas pela conclusão da Barragem Frigini, trazendo segurança hídrica para a região e reduzindo os riscos em períodos de estiagem. Também foi concluída a ampliação do sistema de abastecimento para o norte da sede do município, com novas elevatórias, adutoras e reservatórios.

Além disso, já está em obra a Barragem da Sede, uma obra essencial fruto de uma ampla parceria entre o Governo do Estado, o Município, setor produtivo (Amear) e o Saae, com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura (Seag) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semap).

Compromisso

O Saae de Aracruz reafirma sua missão de oferecer serviços cada vez mais eficientes, transparentes e sustentáveis, alinhados às necessidades da população e às exigências da legislação. A participação social, aliada aos investimentos em infraestrutura, é o caminho para uma Aracruz mais saudável, resiliente e preparada para o futuro.

 

Compartilhe essa notícia: