Barragem do Piraquê-Açu: segurança hídrica, desenvolvimento agrícola e sustentabilidade para Aracruz

A construção da Barragem do Piraquê-Açu, localizada na Sede, que está a todo vapor, marca um novo capítulo na gestão hídrica da região. Autorizada em julho de 2024, a obra é um marco estratégico para garantir o abastecimento de água, impulsionar a agricultura e promover o desenvolvimento sustentável do município.
Com um investimento de mais de R$ 30,5 milhões do Governo do Estado na execução da obra, a barragem terá capacidade para armazenar um milhão de metros cúbicos de água, distribuídos em uma área de 29 hectares, com 151 metros de largura e seis metros de altura. A estrutura será fundamental para o uso agrícola e a dessedentação de animais, especialmente durante os períodos de estiagem, que historicamente afetam a região e servirá como segurança hídrica para eventual abastecimento humano da Sede.
A obra é resultado de um Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região (Amear) e a Prefeitura de Aracruz. Essa parceria reforça o compromisso com o desenvolvimento regional e a segurança hídrica.
Segundo Amadeu Wetler, diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a barragem terá um impacto transformador. “A barragem do Piraquê-Açu representa um avanço significativo para a gestão hídrica de Aracruz, tanto para o uso agrícola, quanto para eventual abastecimento humano. O projeto considera o acúmulo da água no período úmido, que é aquele com elevada ocorrência de chuvas, entre novembro e março, para uso da água no período seco, de abril a outubro.
O prefeito Dr. Coutinho destacou a importância da obra para o futuro de Aracruz. "Esse é um marco para a cidade, pois integra infraestrutura hídrica, desenvolvimento rural e resiliência climática, assegurando um legado duradouro para as gerações futuras. Trará tranquilidade à população, garantindo abastecimento tanto na zona rural quanto urbana, mesmo em períodos de seca. É um legado que estamos construindo para as próximas gerações. A barragem não só resolverá questões críticas de escassez de água, mas também vai dinamizar a economia local. Agricultores terão acesso a recursos hídricos estáveis para irrigação, dessedentação dos animais, entre outros”.
Além da Barragem do Piraquê-Açu, a Prefeitura tem investido em outras estruturas hídricas, como a Barragem de Guaraná e do Francês, além de barragens menores, denominadas barraginhas, reforçando a resiliência do município frente às mudanças climáticas. Com isso, Aracruz consolida-se como um município que alia progresso econômico e responsabilidade ambiental.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte
- “Projeto: Ler e Brincar – Uma Aventura para a Imaginação” estimula estudantes com deficiência
- Prefeitura revisa Projeto Orla para promover o ordenamento territorial e a preservação da faixa costeira
- Aracruz participa da criação do primeiro colegiado para fortalecimento do setor da Pesca no Estado
- 29º Passeio Ecológico no Aricanga vai acontecer no dia 08 de junho
- Aracruz se sobressai com nove equipes campeãs nas regionais dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES)
- Prefeitura realiza Audiência Pública sobre Estudo de Impacto da Vizinhança para Armazém Logístico em Guaraná