Cerimônia encerra ações da 3ª Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil em Aracruz

Publicado em: 26 de agosto de 2022
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Vinícius Gardiman
Cerimônia encerra ações da 3ª Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil em Aracruz

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Habitação e Defesa Civil (Sehab), promoveu na manhã desta sexta-feira (26), no Plenário da Câmara Municipal, uma cerimônia de encerramento das ações realizadas durante a 3ª Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil em Aracruz. A mesa das autoridades foi composta pelo prefeito Dr. Coutinho, o secretário de Sehab, Claydson Pimentel, o coordenador da Defesa Civil de Aracruz, Daniel Rocha, o vereador Cecéu, o chefe da 4ª regional da Defesa Civil Estadual, Tenente Patrick Scopel, o comandante da 2ª Cia Independente de Bombeiros, Major Lucas Sossai, além do coronel Carlos Marcelo Diusepe Costa, e do Coordenador da Defesa Civil de Vila Velha e palestrante do dia.

Abrindo a fala das autoridades, o coordenador da Defesa Civil de Aracruz, Daniel Rocha, lembrou da responsabilidade que todos têm na promoção da defesa civil. “Queria dizer que todos nós fazemos parte deste evento, cujo lema é ´Somos todos Defesa Civil. Cada um fazendo sua parte para a proteção de todos’. Nosso objetivo é promover um município mais seguro e sem grandes perdas e prejuízos em ocorrências de desastres. Para falar em proteção e defesa civil temos que lembrar de um ciclo com as cinco ações prioritárias, que são: prevenção; mitigação; preparação, sendo essas três primeiras, ações que devem ser tomadas antes que ocorra o desastre. E concluindo o ciclo, temos a resposta da sociedade e a recuperação do cenário pós desastre”, explicou.

Em seguida, o secretário de Sehab, Claydson Pimentel, por meio de um telão mostrou um relatório fotográfico com todas as atividades desenvolvidas no município desde a terça-feira (23), quando ocorreu a cerimônia de abertura, com apresentação do Grupo Di Ballo Nova Trento, dos equipamentos, ferramentas e maquinários e usados pela defesa civil e corpo de bombeiros. Também foi inaugurada a Estação Meteorológica de Aracruz no Parque de Exposições.

Durante a semana também houve atendimentos e conscientização nas barracas das secretarias de saúde, meio ambiente, SA Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar, palestras sobre prevenção e percepção de risco de desastres e saúde em escolas municipais, além de inspeção e orientação a moradores em área de risco visita do talude no bairro Santa Luzia pela equipe técnica da prefeitura e bombeiros e um simulado de evacuação de incêndio e pânico na escola indígena Pau Brasil”.

“Não sabemos a hora que desastres podem acontecer. Por isso precisamos estar preparados. Essa semana mostrou o trabalho que vem sendo realizado perante a comunidade, e hoje encerramos um momento muito importante para a população de Aracruz e para a secretaria de Habitação e Defesa Civil. Conseguimos desenvolver ações que fortaleceram ainda mais a conscientização dos moradores de Aracruz. Agradeço a todos que contribuíram para a realização da 3ª Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil”, destacou o secretário da Sehab, Claydson Pimentel.

O prefeito Dr. Coutinho agradeceu o empenho de todos durante toda a semana de atividades e falou da importância em poder mostrar todos os serviços para a população. “Vocês fizeram um trabalho magnífico de conscientização com palestras, visitações em escolas, aldeias e áreas de risco. É muito importante a gente divulgar o que fizemos nessa semana produtiva de trabalho. Temos que estar prontos para correr atrás de prejuízos e poder salvar vidas. Parabéns a todos os envolvidos e muito obrigado pelas parcerias”, destacou.

A importância do envolvimento dos Gestores Públicos nas Ações de Proteção e Defesa Civil
Finalizando a cerimônia, o coronel Carlos Marcelo Diusepe Costa, coordenador da Defesa Civil de Vila Velha, fez uma palestra sobre a importância do envolvimento dos Gestores Públicos nas Ações de Proteção e Defesa Civil. Ele mostrou que proteção e defesa civil são um conjunto de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação destinado a evitar ou minimizar os efeitos decorrentes de desastres, preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social e torná-la resiliente. Falou das Leis Federal, Estadual e Municipal que estabelecem as diretrizes de atuação, além do Plano de Contingência, da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, seus objetivos, ações integradas e articuladas, dentre outras questões.

Carlos Marcelo também chamou a atenção pelo fato de Aracruz ser uma cidade pioneira na elaboração da Semana Municipal Proteção e Defesa Civil. “Parabéns a Aracruz por ter estabelecido em seu cronograma anual de eventos a Semana Municipal Proteção e Defesa Civil, o único município no estado do Espírito Santo que realiza todos os anos essa importante ação de conscientização junto às comunidades”, finalizou.

Compartilhe em suas redes sociais: