Operação apreende caranguejos capturados em período de defeso

Durante ação realizada na noite deste sábado (25), 130 caranguejos da espécie Uçá foram apreendidos pela equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e da equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os animais foram resgatados na localidade de Areinha, em Santa Rosa.
Os caranguejos foram apreendidos por terem sido capturados durante o período de defeso que está em vigor. Desta forma, as equipes realizaram a soltura dos animais em seu habitat natural para que possam voltar a se reproduzir.
As ações de fiscalização têm sido realizadas pela Semam desde o início da andada do caranguejo-Uçá, onde as equipes realizam rondas nos mangues, para que os animais possam se movimentar sem que haja a interferência humana.
Andada do caranguejo
A andada é o período reprodutivo dos caranguejos, onde os machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para se acasalarem e para a liberação de ovos. Nesse período ficam proibidas a captura, manutenção em cativeiro, o transporte, assim como o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização, sendo vedada inclusive a importação para outros municípios ou estados.
Vale ressaltar que o terceiro período da andada do caranguejo teve início no dia 21 de fevereiro e encerrou no domingo (26). O quarto período vai do dia 08 a 13 de março e o quinto, do dia 22 ao dia 27/03.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Futebol de Base: Aracruz dá o pontapé inicial no campeonato neste sábado (28)
- Aracruz é escolhida para sediar a 6ª edição TEIA Cultural, evento realizado pelo Ministério da Cultura
- “Um convite à transformação: cuidando do corpo e da mente” – Médico palestra a profissionais da educação
- Saúde promove ação sobre Hepatites Virais na Unidade Vila Rica neste sábado (28) com testagem e vacinação
- Feira Conexão Agro é aberta em Aracruz e reúne autoridades, empresas e produtores em ambiente de inovação
- Equipes escolares embarcam para Guarapari rumo à Fase Final dos Jogos Escolares do ES
- Programa Saúde na Escola (PSE) destaca a importância da vacinação e os perigos do uso de cigarros eletrônicos
- Educação participa de Seminário sobre a construção de padrões de desempenho para o Ensino Fundamental
- VI Conferência Municipal debate políticas públicas para idosos de Aracruz
- Polo UAB informa que as inscrições para o curso de Licenciatura em Letras/Português (EaD) se encerram na próxima segunda-feira (30)