Prefeitura de Aracruz realiza ciclo de seminários virtuais para Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico

A Prefeitura de Aracruz, em parceria com a Fundação Espírito Santense de Tecnologia (FEST), promoveu um ciclo de três seminários virtuais nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, marcando um importante passo na revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico da cidade. O objetivo central dos seminários foi apresentar as estratégias elaboradas para solucionar os desafios enfrentados no saneamento básico do município.
Os seminários foram realizados virtualmente e cada dia foi dedicado a discutir soluções específicas para áreas-chave do saneamento. No dia 19 de dezembro, o foco foi no eixo "Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos", no segundo dia (20) foi abordado o eixo "Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas" e no último dia (21) foram discutidos os eixos "Abastecimento de Água" e "Esgotamento Sanitário".
Durante os seminários, a população teve a oportunidade de interagir em tempo real com a equipe técnica do projeto, contribuindo com suas perspectivas e anseios sobre as estratégias e soluções planejadas para abordar os desafios relacionados à prestação dos serviços de saneamento em Aracruz.
Flávia Mota, coordenadora de mobilização social do projeto, ressaltou que os seminários representam um momento de escuta ativa, diálogo e construção de corresponsabilidade, unindo o saber local ao saber técnico. Ela enfatizou a importância dessa troca de saberes para o desenvolvimento de um plano no território, identificando questões que, por vezes, passam despercebidas no cotidiano.
Para aqueles que não puderam participar ao vivo, a Prefeitura disponibilizou um formulário virtual, permitindo que a comunidade envie contribuições e comentários até 29 de dezembro de 2023. A revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, em conformidade com as normativas federais e estaduais vigentes.
O secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira destacou que a participação ativa da comunidade nesses seminários representa um passo fundamental na construção de um futuro mais sustentável e saudável para todos os cidadãos de Aracruz. “Agradeço a colaboração e o engajamento de todos os participantes. O próximo passo incluirá uma audiência pública presencial de fechamento da etapa de programas, projetos e ações, garantindo a continuidade da participação pública na elaboração e execução das políticas de saneamento básico do município”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos