Prefeitura e SAAE assinam ordem de serviço para complementação das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário da Baixada Polivalente

Publicado em: 24 de agosto de 2022
Texto: Thiago Rosse de Barros
Imagem: Humberto De Marchi
Prefeitura e SAAE assinam ordem de serviço para complementação das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário da Baixada Polivalente

O prefeito Dr. Coutinho, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Amadeu Wetler e o representante da empresa Sanenge Serviços de Saneamento, Leonardo F. Melo, assinaram, na tarde desta quarta-feira (24), no Gabinete, a ordem de serviço para as obras que irão complementar a interligação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Baixada Polivalente à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Piranema, localizada no bairro Morobazinho.

Participaram da solenidade a secretária de Ações Estratégicas (Semae), Jeesala Mayer Coutinho; os secretários de Obras e Infraestrutura (Semob), Rafael Borgo; de Desenvolvimento Econômico (Semde), José Eduardo Faria de Azevedo, de Meio Ambiente (Semam), Aladim Cerqueira; de Esporte, Lazer e Juventude (Semesp), Jonathan Romanha, de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), além dos vereadores Cecéu, Jean Pedrini e Tião Cornélio. 

O projeto completo compreende a complementação de redes coletoras internas do bairro Polivalente e exclusão de ligações irregulares de esgoto, assim como a Interligação da rede ao coletor central que leva o esgoto à ETE Piranema. Ele irá elevar a porcentagem de tratamento de esgoto dos atuais 35% para 39%. Com a rede de esgotamento sanitário construída, o volume de esgoto tratado será de 14 milhões de litros por mês, contemplando toda a Baixada Polivalente, parte do Centro e parte do bairro Vila Nova na Sede do município de Aracruz. Também será beneficiado o bairro Jardins em função da despoluição do córrego que está no limite do bairro. Cerca de 3.400 pessoas e 851 unidades habitacionais terão seus esgotos devidamente coletados e tratados. 

“A obra, já parcialmente executada na Baixada Polivalente, faz parte do Pacote de Obras anunciado em 30 de março, e utilizará novamente nesta fase, o método não destrutivo, ou seja, a interligação será feita sem comprometer o campo do Binão. Com isso, cuidamos de uma questão de saúde pública e valorizamos a cidade auxiliando na atração de investimentos. Estamos demonstrando nossa preocupação e cuidado com esta importante questão ambiental”, comentou Amadeu Wetler. 

O prefeito Dr. Coutinho disse que “essa obra vai elevar o tratamento de esgoto e oferecer mais saúde e dignidade aos aracruzenses. É uma obra de suma importância e que dá início ao caminho a ser percorrido rumo à universalização do esgotamento sanitário do município, cumprindo o que prevê a legislação vigente do Novo Marco Regulatório de Saneamento”.

Compartilhe em suas redes sociais: