Produtores rurais participam de curso de Aquaponia realizado pela Agricultura e Incaper
Produtores rurais de Aracruz participaram nesta semana de uma capacitação voltada às práticas sustentáveis e inovadoras na criação de peixes, aliada ao cultivo de vegetais em hidroponia (sem solo), conhecida como Aquaponia. A formação é oferecida pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semap), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
O curso teve duração de dois dias, com início na quinta-feira (29), onde aconteceu a parte teórica e nesta sexta-feira (29), os produtores puderam ir a campo aprimorar ainda mais as técnicas desenvolvidas e apresentadas pelo agente de Extensão em Desenvolvimento Rural do Incaper, Rafael de Azevedo.
O secretário da Semap, Almir Vianna, comenta sobre a oferta do curso a produtores aracruzenses. “Em Aracruz já vem sendo desenvolvido um projeto com uma unidade experimental de aquaponia, implantada na comunidade de pescadores de Lajinha e Areial. Este curso fortalece o avanço da atividade em nossa região, aprimora as técnicas já utilizadas e oferece uma nova alternativa de trabalho e geração de renda para os moradores locais.”
Como funciona a Aquaponia?
Na prática, o sistema é realizado da seguinte forma: os peixes são criados em uma caixa d’água. A água com dejetos passa por um decantador, segue para filtro biológico e flui para outro compartimento, onde há um filtro biológico, uma bomba d’água, argila expandida e microorganismos que agem e purificam os resíduos. Em seguida, esse líquido é bombeado para câmaras e tubos de cultivo, irrigando automaticamente as hortaliças plantadas. Ao final do processo, a água retorna limpa e apropriada à caixa dos peixes, onde o ciclo é retomado.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Alistamento Militar deve ser feito até o dia 30 de junho
- Verão Aracruz 2026: banda Jammil é atração nacional na Barra do Sahy neste domingo (18)
- Verão: câmeras de videomonitoramento reforçam a segurança nas praias de Aracruz
- Aracruz será a primeira cidade do ES a implantar o Selo Social
- Recadastramento do vale-transporte para servidores públicos
- Saúde publica Resposta aos Recursos e Convocação do Processo Seletivo Interno n.º 001/2025
- Educação: programa Partiu IF amplia oportunidades e disponibiliza 40 vagas gratuitas
- Aracruz inicia programação esportiva do Verão 2026 na orla
- Nossa Praia Acessível: Prefeitura de Aracruz promove primeiro banho assistido em 2026
- Saúde alerta que adesão à vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório entre gestantes ainda é baixa