SAAE assina Ordem de Serviço para construção de estação fotovoltaica na ETE Sul

Publicado em: 27 de fevereiro de 2024
Texto: Alessandra Mesquita
Imagem: Secom
SAAE assina Ordem de Serviço para construção de estação fotovoltaica na ETE Sul

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), da Prefeitura de Aracruz, assinou na manhã dessa terça-feira (27), no gabinete do prefeito, a Ordem de Serviço para construção de estação fotovoltaica na ETE Sul (construída simultaneamente às obras de macrodrenagem da Grande Bela Vista, que eleva de 33% para 93% o percentual de tratamento de esgoto, na área de abragência do SAAE, na cidade). O objetivo da estação fotovoltaica é gerar uma economia na conta de energia da ETE -Sul de 41%, o que representa uma economia anual de aproximadamente R$ 246 mil para a autarquia. O valor do investimento é de aproximadamente R$ 1,3 milhão e os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Petróleo e Gás. O Sistema composto por painéis solares será implantado no solo, em uma área de aproximadamente 4 hectares ao lado da ETE SUL. 

Segundo o diretor do SAAE, Amadeu Wetler, com a  operação da Estação de Tratamento de Esgoto Sul, os custos com energia elétrica aumentam as despesas do SAAE. “A implantação de um sistema de minigeração, distribuída através da geração de energia solar, vai suprir parte do consumo energético que ocorre simultaneamente com a luz solar. Essa será a primeira usina fotovoltaica do Poder Público Municipal, dedicada ao serviço público. Trata-se da utilização de uma matriz energética limpa, renovável com retorno do investimento no curto prazo, e que será utilizada para despoluir o meio ambiente tratando o esgoto. O SAAE, como um órgão que atua em áreas ligadas ao meio ambiente, sempre adota medidas para preservá-lo”, explicou.

O projeto integra o planejamento estratégico do SAAE e foi submetido ao Conselho Municipal de Petróleo e Gás visando a obtenção de recursos do Fundo Municipal de Petróleo e Gás. O projeto foi aprovado e os recursos liberados. A área disponível vai permitir ampliação do sistema para outras unidades do SAAE e a operação da usina fotovoltaica não vai causar nenhuma adversidade ambiental, totalmente compatível com a preservação ambiental ou mesmo com o desenvolvimento de outras atividades ao redor.

Compartilhe em suas redes sociais: